Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/12723
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSilva, Kelanne Lima da-
dc.contributor.authorIzidoro, Ilya de Fátima Ruiz Vasconcelos-
dc.contributor.authorMaia, Carlos Colares-
dc.contributor.authorSobreira, Tanara Távora-
dc.date.accessioned2015-06-10T13:10:52Z-
dc.date.available2015-06-10T13:10:52Z-
dc.date.issued2009-01-
dc.identifier.citationSILVA, K. L.et al. Métodos contraceptivos : estratégia educativa com adolescentes. Rev. Rene, Fortaleza, v. 10, n. 1, p. 145-151, jan./mar. 2009.pt_BR
dc.identifier.issn2175-6783 On line-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/12723-
dc.description.abstractThis research aimed at describing educational health strategies with adolescents approaching contraceptive methods with 20 adolescents aged 12 to 15 years, of the 7th grade, of a public school in Fortaleza, in November 2007. The participative methodology of the experience report kind described was used during the educational practices, lasting on average 150 minutes. They were divided into four subgroups and interacted in turns. The methods used were: woman’s fertile period, vasectomy, Tubal ligation, intra-uterine device (IUD), diaphragm, masculine and feminine condoms and oral contraceptive. It was explained through materials like posters, bladders and illustrations with subsequent interrogations to the groups. Knowledge defi cit was verifi ed on anatomy and physiology, giving rise to doubts concerning some methods. The masculine condom was the most popular method. The feminine, DIU and the diaphragm were the methods with fewer explanations. The participation of the nurse facilitates the understanding of new knowledge in the school for the teenager.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherRev Renept_BR
dc.subjectEnfermagempt_BR
dc.subjectEducação em Saúdept_BR
dc.subjectAdolescentept_BR
dc.subjectAnticoncepcionaispt_BR
dc.titleMétodos contraceptivos : estratégia educativa com adolescentespt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrObjetivou-se descrever estratégias educativas em saúde abordando-se métodos contraceptivos com 20 adolescentes de 12 a 15 anos de idade, da 7ª série de uma escola pública de Fortaleza, em novembro de 2007. A metodologia participativa do tipo relato de experiência foi utilizada durante as práticas educativas, com uma média de 150 minutos. Os adolescentes foram divididos em quatro subgrupos interagindo-se em rodízio. Os métodos explorados foram: tabelinha, vasectomia, laqueadura, dispositivo intra-uterino (DIU), diafragma, camisinhas masculina e feminina e anticoncepcional oral. Cada método foi explicado através de materiais como cartazes, bexigas, ilustrações e amarelinha com posterior questionamento aos grupos. Verifi cou-se défi cit de conhecimento sobre anatomia e fi siologia, acarretando dúvidas acerca de alguns métodos. A camisinha masculina foi o método mais popular, a feminina, o DIU e o diafragma, demonstraram serem os métodos com menos esclarecimentos. A participação do enfermeiro na escola facilita o aprendizado de novos conhecimentos para o adolescente.pt_BR
dc.description.abstract-esEl objetivo fue describir estrategias de educación en salud conversando sobre métodos contraceptivos con 20 adolescentes de 12 a 15 años de edad, del 7º año de una escuela pública de Fortaleza, en noviembre de 2007. La metodología participativa, del tipo relato de experiencia, fue utilizada durante las prácticas educativas, con duración de 150 minutos en media. Los adolescentes fueron divididos en cuatro subgrupos interactuando en forma rotativa. Los métodos explorados fueron: control, vasectomía, ligadura, dispositivo intrauterino (DIU), diafragma, preservativos masculino y femenino y anticonceptivo oral. Cada método fue explicado a través de materiales como carteles, globos, dibujos y diversiones con encuestas a los grupos. Se verifi có un défi cit de conocimiento sobre anatomía y fi siología, acarreando dudas sobre algunos métodos. El preservativo masculino fue el método más popular; el femenino fue el DIU y el diafragma que mostraron ser los métodos menos esclarecidos. La participación del enfermero en la escuela facilita el aprendizaje de nuevos conocimientos para el adolescente.pt_BR
dc.title.enContraceptive methods : educational strategy with adolescentspt_BR
Aparece nas coleções:DENF - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2009_art_klsilva.pdf175,03 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.