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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/12579
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Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Pascual, Jesus Garcia | - |
dc.date.accessioned | 2015-06-05T11:19:03Z | - |
dc.date.available | 2015-06-05T11:19:03Z | - |
dc.date.issued | 2002 | - |
dc.identifier.citation | PASCUAL, Jesus Garcia. Trabalho e formação acadêmica: estudo inicial. Revista de Psicologia, Fortaleza, v.20, n.2, 2002, p.15-20. | pt_BR |
dc.identifier.issn | 2179-1740 (online) | - |
dc.identifier.issn | 0102-1222 (impresso) | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/12579 | - |
dc.description.abstract | This article demonstrate that the contructivist pedagogic theory based upon Piaget's genetic Psychology does not explain very well the problem of working class student's multirepetence. In this sense some scientists use the critical theory of education, which is related to the historic-dialetic materialism and explains the multirepetence from the point of view of social class division and through the ideology of the hegemonic class. The present study comes to the conclusion that the historic-dialetic materialist paradigm must be reviewed with the help of the post critical pedagogic theories concerning the curricula, which comprehend the class social cathegory, the cultural dimension, while changing the working student in "this" working student. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | www.revistapsicologia.ufc.br | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Trabalho | pt_BR |
dc.subject | Formação acadêmica | pt_BR |
dc.subject | Teoria construtivista | pt_BR |
dc.subject | Genética de Piaget | pt_BR |
dc.title | Trabalho e formação acadêmica: estudo inicial | pt_BR |
dc.type | Artigo de Periódico | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | Este artigo mostra que a teoria pedagógica construtivista, apoiada na Psicologia Genética de Piaget, não explica adequadamente a multirrepetência de alunos universitários trabalhadores. Nesse sentido, alguns estudiosos recorrem à teoria crítica da educação, que ancorada no Materialismo histórico-dialético, explica a multirrepetência a partir da divisão de classes sociais, atravessadas pela ideologia da classe hegemônica. Porém, afirma-se neste estudo que o paradigma materialista histórico-dialético deve ser revisto à luz das teorias pedagógicas pós-críticas sobre o currículo, que incorporam a categoria social de classe, a dimensão cultural, transformando o aluno trabalhador neste aluno trabalhador. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | DPSI - Artigos publicados em revistas científicas |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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