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dc.contributor.authorPedrosa, Karilena Karlla de Amorim-
dc.contributor.authorSouza, Marília Fernandes Gonzaga de-
dc.contributor.authorMonteiro, Akemi Iwata-
dc.date.accessioned2015-05-28T13:05:20Z-
dc.date.available2015-05-28T13:05:20Z-
dc.date.issued2011-07-
dc.identifier.citationPEDROSA, K. K. A., SOUZA, M. F. G., MONTEIRO, A. I. O enfermeiro e o registro de enfermagem em um hospital público de ensino. Rev. Rene, Fortaleza, v. 12, n. 3, p. 568-573, jul./set. 2011.pt_BR
dc.identifier.issn2175-6783 online-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/12489-
dc.description.abstractNursing records in the patient’s medical register are, even today, a problem observed in hospitals. Our aim in this research was to characterize the records made by nurses and demonstrate the information they have given. This is a descriptive, exploratory qualitative approach held in a Public Educational Hospital in Natal/ RN- Brazil, covering 30%(23) of the records of July/2009, who were in process of invoicing, archiving and recording and of which they found records. Of those, 16(70%) had some kind of registration of nurses, such as leaf development, admission to the Surgical Center, high, and only 1 (4%) had records relating to nursing care. Extending the analysis to the quality of records, he noted that 7 (30%) were readable and 15(65%) had signed, but there wasn’t either identification of the professional category, or the inscription of the Board of Nursing, making it difficult the distinction of who was the nurse or practical nurse. There are records made by the devaluation of nursing, which contributes to its own invisibility.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherRev Renept_BR
dc.subjectRegistros de Enfermagempt_BR
dc.subjectEnfermagempt_BR
dc.titleO enfermeiro e o registro de enfermagem em um hospital público de ensinopt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrRegistros de enfermagem no prontuário do paciente são, ainda hoje, um problema observado nos hospitais. Objetiva-se caracterizar os registros realizados pelo enfermeiro; demonstrar as informações presentes. Trata-se de pesquisa descritiva, exploratória com abordagem quantitativa. Realizada em um Hospital Público de Ensino de Natal — RN — Brasil, abrangeu 30% (23) dos prontuários de Julho/2009, que estavam em processo de faturamento, arquivo e que existiam registros. Destes, 16 (70%) tinham algum tipo de registro do enfermeiro, como folha de evolução, admissão em Centro Cirúrgico, altas, e apenas 1 (4%) tinha registro do enfermeiro referente aos cuidados prestados. Estendendo-se a análise para a qualidade dos registros, percebeu-se que 7(30%) estavam legíveis e 15(65%), apresentavam assinatura, mas não havia identificação da categoria profissional, nem a inscrição do Conselho de Enfermagem, dificultando a distinção se era enfermeiro ou técnico de enfermagem. Observa-se desvalorização dos registros feitos pela enfermagem, o que colabora para sua própria invisibilidade.pt_BR
dc.description.abstract-esLos Registros de Enfermería en el histórico del paciente son, aún hoy, un problema observado en los hospitales. Tuvo como objetivo caracterizar las grabaciones realizadas por la enfermera, demostrar informaciones presentadas. Investigación, descriptiva, exploratoria con enfoque cuantitativo. Realizada en un Hospital Público de enseñanza de Natal/RN-Brasil, cubre un 30%(23) de los registros de Julio/2009, que se encontraba en el proceso de facturación, archivo y existían registros. De estos, 16(70%) tenían algún tipo de registro como enfermera, referente a los cuidados realizados. Extendiéndose al análisis de la calidad de los registros, se encontró que 7(30%)estaba legibles y 15(65%),presentaba firma, pero no había ninguna identificación de la categoría profesional, ni inscripción de la Junta de Enfermería,dificultando la distinción si era enfermero o un auxiliar de enfermería.Se observa la desvalorización de los registros efectuados por la enfermería, que contribuye a su propia invisibilidad.pt_BR
dc.title.enThe nurse and the nursing record in a public educational hospitalpt_BR
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