Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/12407
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Competências para aplicação do processo de enfermagem : autoavaliação de discentes concluintes do curso de graduação
Título em inglês: Competências para aplicação do processo de enfermagem : autoavaliação de discentes concluintes do curso de graduação
Autor(es): Fontes, Wilma Dias de
Leadebal, Oriana Deyze Correia Paiva
Ferreira, Jocelly de Araújo
Palavras-chave: Processos de Enfermagem;Competência Profi ssional;Ensino
Data do documento: Jul-2010
Instituição/Editor/Publicador: Rev Rene
Citação: FONTES, W. D. ; LEADEBAL, O. D. C. P. ; FERREIRA, L. J. A. Competências para aplicação do processo de enfermagem : autoavaliação de discentes concluintes do curso de graduação. Rev. Rene, Fortaleza, v. 11, n. 3, p. 86-94, jul./set. 2010.
Resumo: O ensino do processo de enfermagem tem representado um desafi o na formação profi ssional, cujo enfrentamento reclama pela valori- zação do cuidado e dos profi ssionais da área. Trata-se de um estudo exploratório-descritivo, que objetivou investigar as competências, conhecimento e habilidade, de discentes concluintes da graduação para a aplicação do processo de enfermagem; desenvolvido em João Pessoa-PB, de junho a dezembro de 2007, em três Instituições de Ensino Superior; teve como amostra 97 discentes, e como instrumento um questionário tipo Likert, fundamentado nas competências dispostas nas Diretrizes Curriculares Nacionais para os Cursos de Graduação em Enfermagem e na literatura pertinente. Os resultados foram analisados quantitativamente, revelando que a maioria concorda com a detenção das competências, conhecimento e habilidade, para aplicação das etapas do processo de enfermagem, mesmo quando uma destas competências se destacava em detrimento da outra; fato que suscita refl exões acerca da contribuição da integração teórico- -prática em nível de formação acadêmica.
Abstract: The teaching of nursing process has represented a challenge in the professional formation, which calls for the enhancement of coping with the professionals of the area. This is an exploratory-descriptive study, which investigated the skills, knowledge and abilities of gra- duating students to implement the nursing process, developed in Joao Pessoa PB, from June to December 2007 in three Higher Education institutions; the samples were 97 students, and as instrument it was used the Likert questionnaire, based on skills prepared by National Curriculum Guidelines for Undergraduate Courses in Nursing and the pertinent literature. The results were analyzed quantitatively, re- vealing that the majority agrees with the possession of skills, knowledge and ability to implement the steps of the nursing process, even when one of those skills stood out against the other, a fact that raises thoughts about the contribution of theory and practice integration in academic education.
Resumen: La enseñanza del proceso de enfermería ha representado un desafío en la formación profesional, cuyo enfrentamiento reclama por la valoración del cuidado y de los profesionales del área. Se trata de un estudio exploratorio descriptivo, cuyo objetivo fue investigar las competencias, conocimiento y habilidad de concluyentes de la graduación para la aplicación del proceso de enfermería, desarrollado en João Pessoa-PB, de junio al diciembre de 2007, en tres Instituciones de Enseñanza Superior; tuvo como muestra 97 alumnos concluyentes, y como instrumento un cuestionario tipo Likert, basado en las competencias dispuestas en las Directrices Curriculares Nacionales para las Carrereas de grado en Enfermería y en la literatura pertinente. Los resultados fueron analizados cuantitativamente, revelando que la mayoría concuerda con la detención de las competencias, conocimiento y habilidad, para aplicación de las etapas del proceso de enfermería, incluso cuando una de estas competencias se destacaba en detrimento de otra, hecho que suscita refl exiones acerca de la contribución de la integración teórico y práctica a nivel de formación académica.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/12407
ISSN: 2175-6783 On line
Aparece nas coleções:DENF - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2010_art_wdfontes.pdf702 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.