Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/12398
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Kant e a impossibilidade de uma ontologia jurídica científica
Autor(es): Costa, Regenaldo da
Palavras-chave: Filosofia transcendental;Sujeito transcendental;Ontologia jurídica científica;Kant
Data do documento: Jan-2006
Instituição/Editor/Publicador: NOMOS: Revista do Programa de Pós-Graduação em Direito da UFC
Citação: COSTA, Regenaldo da (2006)
Resumo: Na perspectiva da reviravolta copernicana do pensamento, operada por Kant, uma vez que o conhecimento humano é mediado pela subjetividade transcendental, ele não pode conhecer a essência das coisas e, por conseqüência, é impossível a ontologia enquanto ciência. Assim sendo, é impossível uma ontologia jurídica de cunho científico e, por conseguinte, uma concepção científica de um direito natural de cunho ontológico.
Abstract: In the perspective of the Copernican turn of thought, accomplished by Kant, since human knowledge is mediated by transcendental subjectivity, he cannot grasp the essence of things and, consequently, ontology is impossible as a science. Therefore, it is impossible a juridical ontology of scientific characteristics and, consequently, a scientific conception of a natural right of an ontological quality.
Descrição: COSTA, Regenaldo da. Kant e a impossibilidade de uma ontologia jurídica científica. NOMOS: Revista do Programa de Pós-Graduação em Direito da UFC, Fortaleza, v.25, 2006, p.175-183.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/12398
ISSN: 18073840
Aparece nas coleções:FADIR - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2006_art_rcosta.pdf131,2 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.