Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/1238
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Siqueira, Maity | - |
dc.contributor.author | Zimmer, Márcia Cristina | - |
dc.date.accessioned | 2011-11-25T14:54:32Z | - |
dc.date.available | 2011-11-25T14:54:32Z | - |
dc.date.issued | 2006 | - |
dc.identifier.citation | SIQUEIRA, Maity; ZIMMER, Márcia Cristina. Aspectos lingüísticos e cognitivos da leitura. Revista de Letras, Fortaleza, v.1/2, n.28, p. 33-38, 2006. | pt_BR |
dc.identifier.issn | 1018051 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/1238 | - |
dc.description.abstract | This paper introduces linguistic and cognitive aspects involved in reading processing. As for the linguistic factors, we highlight the following processing levels: phonological, orthographic, morphosyntactic, semantic and pragmatic, providing examples and citing Brazilian conducting research in each one of these levels. Regarding the cognitive processing, we lay out the most prominent reading strategies, such as the bottom up, top down and integrative ones. Furthermore, we emphasize the intimate relationship between reading comprehension and memory, as well as the role of previous knowledge and text features in the construction of knowledge. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Revista de Letras | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Leitura - aspectos lingüísticos | pt_BR |
dc.subject | Leitura - aspectos cognitivos | pt_BR |
dc.subject | Reading - linguistics aspects | pt_BR |
dc.subject | Reading - cognitive aspects | pt_BR |
dc.title | Aspectos lingüísticos e cognitivos da leitura | pt_BR |
dc.type | Artigo de Periódico | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | Este artigo faz uma introdução aos fatores lingüísticos e cognitivos envolvidos no processamento da leitura. Quanto aos fatores lingüísticos, destacamos os seguintes níveis de processamento: fonológico, ortográfico, morfossintático, semântico e pragmático, fornecendo exemplos e citando pesquisadores brasileiros envolvidos com a pesquisa em cada um deles. No que tange ao processamento cognitivo, explicamos as estratégias mais proeminentes na literatura, como a ascendente (bottom up), a descendente (top down) e a integradora. Além disso, enfatizamos a estreita relação entre compreensão em leitura e memória, bem como o papel do conhecimento prévio e das características do texto na construção do conhecimento. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | DLV - Artigos publicados em revistas científicas |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2006_art_MSiqueira.pdf | 77,16 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.