Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/1238
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSiqueira, Maity-
dc.contributor.authorZimmer, Márcia Cristina-
dc.date.accessioned2011-11-25T14:54:32Z-
dc.date.available2011-11-25T14:54:32Z-
dc.date.issued2006-
dc.identifier.citationSIQUEIRA, Maity; ZIMMER, Márcia Cristina. Aspectos lingüísticos e cognitivos da leitura. Revista de Letras, Fortaleza, v.1/2, n.28, p. 33-38, 2006.pt_BR
dc.identifier.issn1018051-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/1238-
dc.description.abstractThis paper introduces linguistic and cognitive aspects involved in reading processing. As for the linguistic factors, we highlight the following processing levels: phonological, orthographic, morphosyntactic, semantic and pragmatic, providing examples and citing Brazilian conducting research in each one of these levels. Regarding the cognitive processing, we lay out the most prominent reading strategies, such as the bottom up, top down and integrative ones. Furthermore, we emphasize the intimate relationship between reading comprehension and memory, as well as the role of previous knowledge and text features in the construction of knowledge.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherRevista de Letraspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLeitura - aspectos lingüísticospt_BR
dc.subjectLeitura - aspectos cognitivospt_BR
dc.subjectReading - linguistics aspectspt_BR
dc.subjectReading - cognitive aspectspt_BR
dc.titleAspectos lingüísticos e cognitivos da leiturapt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrEste artigo faz uma introdução aos fatores lingüísticos e cognitivos envolvidos no processamento da leitura. Quanto aos fatores lingüísticos, destacamos os seguintes níveis de processamento: fonológico, ortográfico, morfossintático, semântico e pragmático, fornecendo exemplos e citando pesquisadores brasileiros envolvidos com a pesquisa em cada um deles. No que tange ao processamento cognitivo, explicamos as estratégias mais proeminentes na literatura, como a ascendente (bottom up), a descendente (top down) e a integradora. Além disso, enfatizamos a estreita relação entre compreensão em leitura e memória, bem como o papel do conhecimento prévio e das características do texto na construção do conhecimento.pt_BR
Aparece nas coleções:DLV - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2006_art_MSiqueira.pdf77,16 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.