Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/12299
Tipo: Artigo de Periódico
Título: A legitimidade da obrigação de votar na Austrália
Autor(es): Lopes, Ana Maria D´Ávila
Palavras-chave: Voto;Absentismo;Sistema eleitoral;Eleições;Democracia representativa;Austrália
Data do documento: Jan-2007
Instituição/Editor/Publicador: NOMOS: Revista do Programa de Pós-Graduação em Direito da UFC
Citação: LOPES, A.M.D. (2007)
Resumo: O artigo analisa a razoabilidade da obrigação de votar dos cidadãos na Austrália, buscando encontrar características similares com o sistema eleitoral brasileiro. Desse modo, temas como a natureza do direito do voto, os possíveis significados do absentismo, as vantagens e desvantagens dos sistemas obrigatórios e voluntários, a fundamentação da obrigação de votar, etc., são desenvolvidos a partir da experiência australiana.
Abstract: This article analyzes the reasonableness of compulsory vote in Australia, looking for common characteristics with the Brazilian electoral system. Thereby, topics such as the nature of the right to vote, the possible meanings of absenteeism, the positives and negative aspects of compulsory and voluntary systems, etc. are studied from a comparative perspective based on the Australian experience.
Descrição: LOPES, Ana Maria D´Ávila. A legitimidade da obrigação de votar na Austrália. NOMOS: Revista do Programa de Pós-Graduação em Direito da UFC, fortaleza, v.26, 2007, p.283-291.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/12299
ISSN: 18073840
Aparece nas coleções:FADIR - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2007_art_amdlopes.pdf143,3 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.