Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/12291
Tipo: Artigo de Periódico
Título: A necessidade de uma fundamentação racional intersubjetiva das normas morais e jurídicas
Autor(es): Costa, Regenaldo da
Palavras-chave: Normas morais;Normas jurídicas;Ética;Globalização;Responsabilidade;Intersubjetividade;Fundamentação racional intersubjetiva
Data do documento: Jan-2005
Instituição/Editor/Publicador: NOMOS: Revista do Programa de Pós-Graduação em Direito da UFC
Citação: COSTA, Regenaldo da (2005)
Resumo: Estamos vivendo o surgimento da era da comunicação e da criação de uma civilização global, o que traz como conseqüência fundamental a necessidade de repensar as relações humanas e, desse modo, os parâmetros racionais da ética e do direito. Nesse horizonte, a Ética do Discurso estabelece o discurso argumentativo como meio indispensável, na civilização atual, para a fundamentação racional intersubjetiva das normas consensuais da moral e do direito.
Abstract: We are living the sprouting of the communication age and the creation of a global civilization, which bring, as fundamental consequence, the need to rethink the human relations and, in this way, the rational parameters of ethics and law. On this horizon, the discourse ethics establishes the argumentative speech as essential to the rational intersubjective foundation of the consensus of moral and law in nowadays civilization.
Descrição: COSTA, Regenaldo da. A necessidade de uma fundamentação racional intersubjetiva das normas morais e jurídicas. NOMOS: Revista do Programa de Pós-Graduação em Direito da UFC, fortaleza, v.24, 2005, p.11-23.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/12291
ISSN: 18073840
Aparece nas coleções:FADIR - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2005_art_rcosta.pdf143,59 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.