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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorCarvalho, Rejane Maria Vasconcelos Accioly de-
dc.contributor.authorNascimento, Francisca Denise Silva do-
dc.date.accessioned2011-11-23T15:26:02Z-
dc.date.available2011-11-23T15:26:02Z-
dc.date.issued2004-
dc.identifier.citationNASCIMENTO, Francisca Denise Silva do. Os últimos serão dos primeiros: uma análise sociológica do uso do celular. 2004. 133f. Dissertação (Mestrado em Sociologia). Universidade Federal do Ceará, Departamento de Ciências Sociais, Programa de Pós-Graduação em Sociologia, Fortaleza-CE, 2004pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/1222-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherhttp://www.teses.ufc.br/pt_BR
dc.subjectConsumopt_BR
dc.subjectTelefonia Móvelpt_BR
dc.subjectSociabilidadespt_BR
dc.subjectConsommationpt_BR
dc.subjectMobilept_BR
dc.subjectSociabilitépt_BR
dc.subjectTelefone celular - Aspectos sociais - Fortaleza (CE)pt_BR
dc.subjectJovens - Efeito das inovações tecnológicas - Fortaleza (CE)pt_BR
dc.subjectAnúncios e jovens - Fortaleza (CE)pt_BR
dc.subjectJovens como consumidores - Fortaleza (CE) - Atitudespt_BR
dc.subjectJovens como consumidores - Fortaleza (CE) - Usos e costumespt_BR
dc.titleOs últimos serão dos primeiros: uma análise sociológica do uso do celularpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstract-ptbrA inusitada dimensão das mudanças tecnológicas que marcaram de modo especial a segunda metade do século XX, intensificadas nas primeiras décadas do atual, implicaram em profundas modificações nas vivências pessoais e sociais contemporâneas a elas imprimindo a vertigem da velocidade redimensionado as noções de tempo e espaço. o telefone móvel celular é uma das invenções contemporâneas que trouxe muitas modificações nas relações de sociabilidade. O campo empírico para esse trabalho se deu com alunos entre treze e quinze anos da oitava serie do colégio Farias Brito. Portanto é possível delimitar para o estudo proposto dois eixos de análise que na verdade se apresentam entrelaçados: a) as redes de relacionamentos e de experiências das comunidades ou novas tribos urbanas,alimentadas pelas possibilidades de contato abertas pelo uso do celular; b) a publicidade como forma de produção de sentidos que mais que incentivar o consumo de bens oferece aos destinatários referências identitárias e índices valorativos a partir dos quais estilos de vida são qualificados ou desqualificados. Após a descrição e análise da construção de sentido observadas nas propagandas à luz de diferentes autores que trabalham a análise de discurso entre eles Eliseo Véron, Dominique Maingueneau e Orlandi foi feita uma análise da recepção objetivando entender como a publicidade pode colaborar na atribuição de valores ao telefone celular no que diz respeito às experiências vividas pelos adolescentes mediadas por este aparelho.pt_BR
Aparece nas coleções:PPGS - Dissertações defendidas na UFC

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