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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorRocha, Iúta Lerche Vieira-
dc.date.accessioned2015-05-12T12:42:02Z-
dc.date.available2015-05-12T12:42:02Z-
dc.date.issued1983-
dc.identifier.citationROCHA, Lúta Lerche Vieira. A linguagem em Heidegger: Considerações sobre o tema e algumas de suas possibilidades educacionais. Revista Educação em Debate, Fortaleza, v. 4/5, n. 2/1, p. 49-54, 1982/1983.pt_BR
dc.identifier.issn0102-1117-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/11967-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherRevista Educação e Debatept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPensamento de Heideggerpt_BR
dc.subjectLinguagempt_BR
dc.subjectHomem e serpt_BR
dc.subjectLinguagem essencialpt_BR
dc.subjectLinguagem empobrecidapt_BR
dc.titleA linguagem em Heidegger: considerações sobre o tema e algumas de suas possibilidades educacionaispt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrAbordar a linguagem no pensamento de Heidegger é tarefa complexa, uma vez que conduz à essência da problemática existencial humana, como veremos a seguir. Neste pequeno trabalho pretendo esboçar a posição heideggeriana no tocante à linguagem, explorando um pouco as potencialidades do tema, arriscando, ainda, algumas reflexões sobre educação pela linguagem. Tomo como referência primeira o estudo de Thaís Curi Beaini expresso no livro A Escuta do Silêncio (editado em 1981, pela Cortez Editora). Para Heidegger a linguagem se identifica com o ato de revelação do ser, é através dela que o homem é o que é, constituindo-se no atributo essencial do homem. Assim, "o homem, ente que fala, possui um contexto existencial: o mundo como o lugar de suas possibilidades, o campo onde desenrola-se a abertura para o ser que gera a linguagem". Ainda no dizer de Beaine, a linguagem "é o traço de união entre homem e ser, o fruto de duas aberturas que se interpenetram, se entregam para integrar-se. A linguagem pertence ao ser, pois é ele quem se oferece a nós, mostra-se em seu dizer silencioso. É des-velamento (aletheia - como diziam os gregos), o âmbito do aparecer que o ser delimita e dá ao homem para mover-se, ou, como diz Heideqqer: a linguagem é a casa do Ser. Em sua habitação mora o homem". Explicitando melhor, poderíamos dizer que a casa é o lugar onde reside alguém que procuramos, mas só podemos entrar se o morador estiver presente e nos abrir a porta. Assim, o ser aparece na Linguagem...pt_BR
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