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dc.contributor.authorMedeiros, Fabíola de Araújo Leite-
dc.contributor.authorRodrigues, Ranielly Pereira Lacerda-
dc.contributor.authorNóbrega, Maria Miriam Lima da-
dc.date.accessioned2015-05-07T16:15:55Z-
dc.date.available2015-05-07T16:15:55Z-
dc.date.issued2012-
dc.identifier.citationMEDEIROS, F. A. L. ; RODRIGUES, R. P. L. ; NÓBREGA, M. M. L. Visão de acadêmicos de enfermagem em relação ao processo de envelhecimento. Rev Rene, Fortaleza, v. 13, n. 4, p. 825-33, 2012.pt_BR
dc.identifier.issn2175-6783 online-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/11927-
dc.description.abstractThe aim of this study was to examine the perception of student’s nursing related to the aging process and to reflect in reformulation of higher nursing’s education. The data were collected from two institutions of higher nursing education in Brazil, from August 2009 to July 2010, with the participation of 84 college students. After the analysis three thematic categories were found: 1) Aging refers to the vital stage of weakness and needs special care; 2) Aging is a natural process of life cycle; 3) The process of aging is a phase that requires more attention and social participation. The results showed that there is a need to plan actions of teaching and research within the focus of gerontology, breaking the taboos surrounding old age and focus on healthy aging.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherRev Renept_BR
dc.subjectEnfermagempt_BR
dc.subjectEnvelhecimentopt_BR
dc.subjectGeriatriapt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.titleVisão de acadêmicos de enfermagem em relação ao processo de envelhecimentopt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrO objetivo principal deste estudo foi analisar a percepção de acadêmicos do Curso de Enfermagem sobre o processo de envelhecimento, refletindo sua contribuição na reformulação de currículos que contextualizam a saúde do idoso. Os dados foram coletados em duas instituições de ensino superior de Enfermagem, no período de agosto de 2009 a julho de 2010, com a participação de 84 acadêmicos. Por meio da análise do conteúdo, foram elencadas três categorias temáticas: o processo de envelhecimento se refere ao estágio vital de fragilidade e necessidades de cuidados especiais; o envelhecimento é um processo natural do ciclo vital; o processo de envelhecimento é uma fase que requer mais atenção social. Os resultados demonstram que há necessidade de se planejarem ações de ensino, pesquisa e extensão, dentro do enfoque da gerontologia, para romper com os tabus em torno da velhice e enfocar o tão almejado envelhecimento saudável.pt_BR
dc.description.abstract-esEl objetivo del estudio fue analizar la percepción de estudiantes de enfermería sobre el proceso de envejecimiento, lo que refleja su contribución a la reformulación de los planes de estudios que contextualizan la salud del anciano. Los datos fueron recolectados en dos instituciones de educación superior en enfermería, de agosto de 2009 a julio de 2010, con la participación de 84 estudiantes. A través del análisis de contenido, se produjeron tres temas: el proceso de envejecimiento se refiere a la etapa vital de la debilidad y necesita cuidados especiales; el envejecimiento es un proceso natural del ciclo de vida; y el proceso de envejecimiento es una fase que requiere más atención social. Los resultados señalan la necesidad de planificar acciones de docencia, investigación y extensión en el enfoque de la gerontología, para romper los tabúes que rodean la vejez y se centran en el envejecimiento saludable.pt_BR
dc.title.enVision of nursing scholars in relation to the aging processpt_BR
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