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dc.contributor.authorMarques Júnior, William Paiva-
dc.date.accessioned2015-05-07T13:07:14Z-
dc.date.available2015-05-07T13:07:14Z-
dc.date.issued2013-01-
dc.identifier.citationMARQUES JÚNIOR, William Paiva (2013)pt_BR
dc.identifier.issn23172940-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/11891-
dc.descriptionMARQUES JÚNIOR, William Paiva. Diretrizes do ensino jurídico na intercomunicação com a compulsoriedade do exame da Ordem dos Advogados do Brasil. Revista da Faculdade de Direito, Fortaleza, v.34, n.1, 2013, p.587-629.pt_BR
dc.description.abstractThe context in which evolves the current model of legal education has symbiotic relationship with the maintenance requirements in compulsoriedade Examination of the Order of Lawyers of Brazil (OAB). The social function of the jurist linked to the starring role in the implementation of fundamental rights and the fundamental values ​​enshrined in the Federal Constitution of 1988 justifies the need to rethink legal education from the perspective of assessment of technical and professional capacity of bachelors of law. The construction of a prospective model of legal education necessarily passes through the recognition and validity of new rights and the constitutionalization of the legal-private relations, linked to tend inclusive social demands the effective exercise of citizenship. The inherent dynamism to Law takes on a new twist with regard to legal education as knowledgeability mechanism of fundamental rights in post-positivism ambience. Unlike traditional paradigms that dominated several generations of lawyers, the Law of Science is essentially anti-dogmatic, especially as regards the creation and adaptation mechanisms aimed at operability and understanding of new issues and overcoming old paradigms in the construction of a pedagogical model founded amounting justice.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherRevista da Faculdade de Direitopt_BR
dc.subjectEnsino Jurídicopt_BR
dc.subjectIntercomunicaçãopt_BR
dc.subjectOABpt_BR
dc.titleDiretrizes do ensino jurídico na intercomunicação com a compulsoriedade do exame da Ordem dos Advogados do Brasilpt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrO contexto em que se desenvolve o modelo atual do ensino jurídico apresenta relação simbiótica com a necessidade de manutenção na compulsoriedade do Exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). A função social do jurista atrelada ao papel de protagonista na implementação dos direitos fundamentais e dos valores fundamentais consagrados na Constituição Federal de 1988 justifica a necessidade do repensar o ensino jurídico sob o prisma de aferição da capacidade técnico-profissional dos bacharéis em Direito. A construção de um modelo prospectivo do ensino jurídico perpassa necessariamente pelo reconhecimento e validade de novos direitos, bem como pela constitucionalização das relações jurídico-privadas, atrelada às exigências sociais tendencialmente inclusivas no exercício efetivo da cidadania. A dinamicidade imanente ao Direito assume uma nova feição no que diz respeito ao ensino jurídico como mecanismo de cognoscibilidade dos direitos fundamentais na ambiência do pós-positivismo. Ao contrário dos paradigmas tradicionais que dominaram diversas gerações de juristas, a Ciência do Direito é essencialmente antidogmática, mormente no tocante à criação e adaptação de mecanismos voltados à operabilidade e compreensão de novas questões e a superação de antigos paradigmas na construção de um modelo pedagógico fundado no valor justiça.pt_BR
Aparece en las colecciones: FADIR - Artigos publicados em revistas científicas

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