Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/11891
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Marques Júnior, William Paiva | - |
dc.date.accessioned | 2015-05-07T13:07:14Z | - |
dc.date.available | 2015-05-07T13:07:14Z | - |
dc.date.issued | 2013-01 | - |
dc.identifier.citation | MARQUES JÚNIOR, William Paiva (2013) | pt_BR |
dc.identifier.issn | 23172940 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/11891 | - |
dc.description | MARQUES JÚNIOR, William Paiva. Diretrizes do ensino jurídico na intercomunicação com a compulsoriedade do exame da Ordem dos Advogados do Brasil. Revista da Faculdade de Direito, Fortaleza, v.34, n.1, 2013, p.587-629. | pt_BR |
dc.description.abstract | The context in which evolves the current model of legal education has symbiotic relationship with the maintenance requirements in compulsoriedade Examination of the Order of Lawyers of Brazil (OAB). The social function of the jurist linked to the starring role in the implementation of fundamental rights and the fundamental values enshrined in the Federal Constitution of 1988 justifies the need to rethink legal education from the perspective of assessment of technical and professional capacity of bachelors of law. The construction of a prospective model of legal education necessarily passes through the recognition and validity of new rights and the constitutionalization of the legal-private relations, linked to tend inclusive social demands the effective exercise of citizenship. The inherent dynamism to Law takes on a new twist with regard to legal education as knowledgeability mechanism of fundamental rights in post-positivism ambience. Unlike traditional paradigms that dominated several generations of lawyers, the Law of Science is essentially anti-dogmatic, especially as regards the creation and adaptation mechanisms aimed at operability and understanding of new issues and overcoming old paradigms in the construction of a pedagogical model founded amounting justice. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Revista da Faculdade de Direito | pt_BR |
dc.subject | Ensino Jurídico | pt_BR |
dc.subject | Intercomunicação | pt_BR |
dc.subject | OAB | pt_BR |
dc.title | Diretrizes do ensino jurídico na intercomunicação com a compulsoriedade do exame da Ordem dos Advogados do Brasil | pt_BR |
dc.type | Artigo de Periódico | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | O contexto em que se desenvolve o modelo atual do ensino jurídico apresenta relação simbiótica com a necessidade de manutenção na compulsoriedade do Exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). A função social do jurista atrelada ao papel de protagonista na implementação dos direitos fundamentais e dos valores fundamentais consagrados na Constituição Federal de 1988 justifica a necessidade do repensar o ensino jurídico sob o prisma de aferição da capacidade técnico-profissional dos bacharéis em Direito. A construção de um modelo prospectivo do ensino jurídico perpassa necessariamente pelo reconhecimento e validade de novos direitos, bem como pela constitucionalização das relações jurídico-privadas, atrelada às exigências sociais tendencialmente inclusivas no exercício efetivo da cidadania. A dinamicidade imanente ao Direito assume uma nova feição no que diz respeito ao ensino jurídico como mecanismo de cognoscibilidade dos direitos fundamentais na ambiência do pós-positivismo. Ao contrário dos paradigmas tradicionais que dominaram diversas gerações de juristas, a Ciência do Direito é essencialmente antidogmática, mormente no tocante à criação e adaptação de mecanismos voltados à operabilidade e compreensão de novas questões e a superação de antigos paradigmas na construção de um modelo pedagógico fundado no valor justiça. | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | FADIR - Artigos publicados em revistas científicas |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
2013_art_wpmarquesjunior.pdf | 380,99 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.