Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/11797
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Monteiro, Akemi Iwata | - |
dc.contributor.author | Macedo, Isabelle Pinheiro de | - |
dc.contributor.author | Santos, Ana Dulce Batista dos | - |
dc.contributor.author | Araújo, Wanessa Morais de | - |
dc.date.accessioned | 2015-05-05T12:56:46Z | - |
dc.date.available | 2015-05-05T12:56:46Z | - |
dc.date.issued | 2011-01 | - |
dc.identifier.citation | MONTEIRO, A. I; MACEDO, I. P.; SANTOS, A. D. B.; ARAÚJO, W. M. A enfermagem e o fazer coletivo: acompanhando o crescimento e o desenvolvimento da criança. Rev. Rene, Fortaleza, v. 12, n. 1, p. 73-80, jan./mar. 2011. | pt_BR |
dc.identifier.issn | 2175-6783 online | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/11797 | - |
dc.description.abstract | Accompanying the child growth and development (GD) is the guiding of basic health measures toward children. It is sometimes guided by the biomedical model. Trying to change this reality, this study is aimed to describe the implementation and development process of collective nursing monitoring of children’s GD. The study was developed according to the methodology of action research in a Family Health Unit in Natal/RN. It involved 4 nurses and 26 children caregivers from February through June 2010. In the situational diagnosis, the current reality of this monitoring is clear. In the planning, the proposal was presented to the unit staff and the strategy development was discussed. The implementation included the process description of the collective monitoring with the caregivers and nurses, in addition to evaluation. The educational group provides the nurse with a closer assistance to the user, adapting their actions in accordance with the users’ needs, making them protagonists of the act of caring. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Rev Rene | pt_BR |
dc.subject | Assistência Integral à Saúde | pt_BR |
dc.subject | Saúde da Criança | pt_BR |
dc.subject | Educação em Saúde | pt_BR |
dc.subject | Cuidados de Enfermagem | pt_BR |
dc.subject | Atenção Primária de Saúde. | pt_BR |
dc.title | A enfermagem e o fazer coletivo: acompanhando o crescimento e o desenvolvimento da criança | pt_BR |
dc.type | Artigo de Periódico | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | O acompanhamento do crescimento e desenvolvimento (CD) da criança é o eixo norteador das ações básicas em saúde voltadas ao público infantil, sendo por vezes pautado no modelo biomédico. Tentando mudar essa realidade, é objetivo deste estudo descrever o processo de implantação e desenvolvimento do acompanhamento coletivo do CD das crianças pela enfermagem. Desenvolvido pela metodologia da pesquisa ação em uma Unidade de Saúde da Família, Natal/RN. Envolvendo quatro enfermeiras e 26 cuidadores de crianças, no período de fevereiro a junho de 2010. No diagnostico situacional, evidencia-se a realidade atual deste acompanhamento; no planejamento, a proposta foi apresentada aos profissionais da unidade e discutiu-se o desenvolvimento da estratégia. A implementação compreendeu a descrição do processo do acompanhamento coletivo junto aos cuidadores e enfermeiras, além da avaliação das ações. O grupo educativo proporciona ao enfermeiro uma atuação próxima ao usuário, voltando suas ações as necessidades deste público, tornando-os protagonistas do cuidar. | pt_BR |
dc.description.abstract-es | El acompañamiento del crecimiento y desarrollo (CD) del niño es el hilo conductor de las acciones básicas de salud orientadas a los niños, siendo a veces pautado en el modelo biomédico. Tratando de cambiar esta realidad, el propósito de este estudio es describir el proceso de implementación y desarrollo del acompañamiento colectivo del CD de los niños por la enfermería. Desarrollado por la metodología de investigación-acción en una Unidad de Salud de la Familia, Natal/RN. Englobando 4 enfermeras y 26 cuidadores de niños, en el período de febrero a junio de 2010. En el diagnóstico situacional, se pone de relieve la realidad actual de este acompañamiento; en la planificación, la propuesta fue presentada a los profesionales de la unidad y se discutió el desarrollo de la estrategia. La implementación incluyó la descripción del proceso de acompañamiento colectivo con los cuidadores y enfermeras, además de la evaluación de las acciones. El grupo educativo proporciona al enfermero una actuación cercana al usuario, orientando sus acciones a las necesidades de este público, tornándolos protagonistas del cuidar. | pt_BR |
dc.title.en | Nursing and the collective action: accompanying child growth and development | pt_BR |
Aparece nas coleções: | DENF - Artigos publicados em revistas científicas |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2011_art_aimonteiro.pdf | 652,88 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.