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dc.contributor.authorBarreto, Mayckel da Silva-
dc.contributor.authorMathias, Thais Aidar de Freitas-
dc.date.accessioned2015-04-29T11:31:10Z-
dc.date.available2015-04-29T11:31:10Z-
dc.date.issued2013-
dc.identifier.citationBARRETO, M. S. ; MATHIAS, T. A. F. Cuidado à gestante na atenção básica : relato de atividades em estágio curricular. Rev Rene, Fortaleza, v.14, n. 3, p. 639-48.pt_BR
dc.identifier.issn2175-6783 On line-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/11685-
dc.description.abstractThis is an experience report that describes an academic activity during Interdisciplinary In-training course, which is part of curricular program of the 4th year of the Nursing undergraduate course at a public university of the Paraná Northwest. As evaluation of the internship was elaborated an Action Plan based on the Altadir Method of Popular Planning, about prenatal care, focusing on the most common pregnancy complications. After researching the literature, observations during the internship, study in documents and reports of the health team, revealed was that anemia, followed by urinary complications, gastric and gynecological were pregnancy complications more frequent at the health unit. As a result of acquired knowledge together, several actions were undertaken, with professionals and pregnant women. The activities evidenced the relevance of Interdisciplinary In-training as an agent of the competences consolidation and technical abilities, providing the academic identify problems, develop intervention strategies and operational demands of the action.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherRev Renept_BR
dc.subjectEducação em Enfermagempt_BR
dc.subjectGestantespt_BR
dc.subjectCuidado Pré-Natalpt_BR
dc.titleCuidado à gestante na atenção básica: relato de atividades em estágio curricularpt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrTrata-se de um relato de experiência que descreve uma atividade acadêmica durante a disciplina Estágio Interdisciplinar, que compõe a grade curricular do 4º ano da graduação em Enfermagem de uma Universidade Pública do Noroeste do Paraná. Como avaliação do estágio elaborou-se um Plano de Ação baseado no Método Altadir de Planejamento Popular, acerca do atendimento ao pré-natal, enfocando as intercorrências gestacionais mais comuns. Após busca na literatura, observações durante o estágio, estudo em documentos e relatos da equipe de saúde, evidenciou-se que a anemia, seguida das intercorrências urinárias, gástricas e ginecológicas foram as complicações gestacionais mais frequentes, naquela unidade de saúde. Como resultado desse conhecimento adquirido em conjunto, foram desencadeadas diversas ações, com os profissionais e as gestantes. As atividades curriculares evidenciaram a importância do Estágio Interdisciplinar como agente de consolidação das competências e habilidades técnicas possibilitando ao acadêmico identificar problemas, elaborar estratégias de intervenção e operacionalizar demandas da ação.pt_BR
dc.description.abstract-esRelato de experiencia que describe una actividad académica durante el curso de Prácticas Interdisciplinarias, del programa curricular del 4º año de graduación en Enfermería de una universidad pública del Paraná, Brasil. Como evaluación se elaboró un Plan de Acción basado en el Método Altadir de Planificación Popular, sobre la atención prenatal, centrándose en las complicaciones más comunes del embarazo. Después de buscar en la literatura, observaciones durante las prácticas, estudio de documentos e informaciones del equipo de salud, reveló que la anemia, seguida de las complicaciones urinarias, gástricas y ginecológicas fueron las más frecuentes en la unidad. Como resultado de los conocimientos adquiridos en conjunto, se desarrollaron acciones, con los profesionales y las mujeres. La actividad evidenció la importancia del Prácticas Interdisciplinarias como agente de consolidación de las competencias y habilidades, proporcionando al estudiante identificar problemas, desarrollar estrategias de intervención y las demandas operativas de la acción.pt_BR
dc.title.enCare to pregnant women in primary care: report of activities in supervised trainingpt_BR
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