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dc.contributor.advisorSilva, Carlos Augusto Uchôa da-
dc.contributor.authorFontana, André Luis Fonseca-
dc.date.accessioned2015-04-27T17:58:51Z-
dc.date.available2015-04-27T17:58:51Z-
dc.date.issued2011-
dc.identifier.citationFONTANA, A. L. F. Estimativas de mudanças espaço temporais adjacentes à rodovias na Amazônia: estudo de caso na BR 422. 2011. 129 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Transportes)–Centro de Tecnologia, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2011.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/11665-
dc.description.abstractThis paper presents a method for generating estimates of temporal changes in the surrounding area of a highway located in the Amazon, using the technique Cellular Automata and explanatory variables, only attributes of the land. The proposed model uses vector images (obtained from the National Institute for Space Research in Brazil), which are converted to grid type files – raster image, representing a series of spatial changes in the region of study. With this proposition, it is expected to assist decision makers in order to meet the requests of CONAMA Resolution 01, relating to environmental impacts, more specifically, as regards the construction of models which consider scenarios with and without the project, and that the process of construction / rehabilitation of roads can be made in view of the legal norms in order to minimize potential environmental and social impacts. The model generated from the CAs showed promise in generating future estimates of deforestation and a good quantitative and qualitative indicators to support the decision making process to consider future deforestation being caused by construction and / or paving of road in the Amazonpt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectTransportespt_BR
dc.subjectRodoviaspt_BR
dc.subjectAutomato celularpt_BR
dc.titleEstimativas de mudanças espaço temporais adjacentes à rodovias na Amazônia: estudo de caso na BR 422pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstract-ptbrEste trabalho apresenta um método para a estimativa de mudanças espaço temporais no entorno de uma rodovia localizada na Amazônia, utilizando para tanto a técnica Autômatos Celulares adaptada em ambiente SIG, onde as variáveis explicativas do modelo serão somente os atributos do terreno. O modelo proposto usa imagens vetoriais (obtidas junto ao Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) que posteriormente são convertidas para arquivos tipo grid – em formato raster, com a série histórica das mudanças espaciais na região objeto de estudo. Espera-se auxiliar os tomadores de decisão no atendimento das solicitações da resolução CONAMA 01/86 relativas à concepção de modelos que considerem cenários com e sem o empreendimento, e que os processos de construção/recuperação de rodovias possam ser realizados atendendo às normas legais, visando minimizar os potenciais impactos sócio ambientais. O modelo gerado a partir dos ACs mostrou-se promissor na geração de estimativas futuras de desmatamento e um bom indicador quantitativo e qualitativo para suporte no processo de tomada de decisão que pondere o desmatamento futuro a ser causado pela construção e/ou pavimentação de uma rodovia na Amazôniapt_BR
dc.title.enEstimates of changes time space adjacent to roads in the amazon: case study BR 422pt_BR
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