Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/11654
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Silva, Fátima Sampaio | - |
dc.date.accessioned | 2015-04-27T16:02:13Z | - |
dc.date.available | 2015-04-27T16:02:13Z | - |
dc.date.issued | 1980 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Fátima Sampaio. Relações entre características da linguagem oral e proficiência em leitura. Revista Educação em Debate, Fortaleza, v. 4, n. 4, p. 73-84, 1980. | pt_BR |
dc.identifier.issn | 0102-1117 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/11654 | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Revista Educação e Debate | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Linguagem oral | pt_BR |
dc.subject | Proficiência em leitura | pt_BR |
dc.subject | Crianças de seis anos | pt_BR |
dc.subject | Psicolingüística | pt_BR |
dc.title | Relações entre características da linguagem oral e proficiência em leitura | pt_BR |
dc.type | Artigo de Periódico | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | Pesquisas na área da linguagem revelaram a existência de correlação entre seus quatro aspectos - o ouvir, o falar, o ler e o escrever. O estudo longitudinal de Loban (1963) reportou que as crianças superiores em comunicação oral eram mais proficientes em leitura que as crianças com capacidade verbal inferior. O trabalho de Strickland (1962) também constatou correlação entre a estrutura da linguagem oral de crianças da sexta série e compreensão na leitura. Em uma investigação mais recente Compton (1971) encontrou diferenças significativas na capacidade de compreender a leitura entre um grupo de crianças considerado verbal e outro não-verbal. No entanto, os resultados de outros estudos não mostram alta correlação entre medidas relacionadas com o falar e o ler. No estudo de Martin (1955) apenas uma variável de linguagem oral - o número de palavras diferentes usadas pelas crianças - obteve correlação positiva, embora baixa, com a leitura. Bougers (1969) também reportou que as correlações das medidas de linguagem oral com testes padronizados de leitura no final da primeira série foram muito baixas, embora positivas... | pt_BR |
Aparece nas coleções: | PPGEB - Artigos publicados em revistas científicas |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
1980_art_fssilva.pdf | 5 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.