Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/11623
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSales, Catarina Aparecida-
dc.contributor.authorFerreira, Patrícia Chatalov-
dc.contributor.authorSilva, Vladimir Araujo da-
dc.contributor.authorOliveira, William Tiago de-
dc.contributor.authorMarcon, Sonia Silva-
dc.date.accessioned2015-04-27T11:51:15Z-
dc.date.available2015-04-27T11:51:15Z-
dc.date.issued2013-
dc.identifier.citationSALES, C. A. et al. O processo morte-morrer : definições de acadêmicos de enfermagem. Rev Rene, Fortaleza, v. 14, n. 3, p. 521-30, 2013.pt_BR
dc.identifier.issn2175-6783 On line-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/11623-
dc.description.abstractThe purpose of the study was to know the definitions nursing students have concerning the death-dying process. A descriptive-qualitative study developed in 2010, with 65 students of the first and last year of Nursing in a public university. Data was collected through semi-structured interview and submitted to content analysis. Data showed that the students possess diverse opinions concerning this process, per times seeing it as natural however difficult to be understood and accepted, especially because it brings pain, suffering, losses and family unstableness. They also revealed that they do not feel prepared to experience terminality in their future customers. The results reinforce the importance of having the thematic approached in the beginning of the undergraduate course, in curricular components or in extra-curricular activities, in order to provide the development of necessary support to experiencethe death-dying process of the customers.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherRev Renept_BR
dc.subjectMortept_BR
dc.subjectTanatologiapt_BR
dc.subjectEstudantes de Enfermagempt_BR
dc.titleO processo morte-morrer : definições de acadêmicos de enfermagempt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrA finalidade do estudo foi conhecer as definições dos estudantes de enfermagem acerca do processo de morte-morrer. Estudo descritivo, qualitativo, desenvolvido em 2010, junto a 65 acadêmicos do primeiro e último ano de Enfermagem de uma universidade pública. Os dados foram colhidos por meio de questionário, depois submetidos à análise de conteúdo. Os dados evidenciaram que os acadêmicos possuem opiniões variadas acerca deste processo, por vezes percebendo-o como natural, porém difícil de ser compreendido e aceito, especialmente porque traz dor, sofrimento, perdas e desestruturação familiar. Demonstraram, ainda, que não se sentem preparados para vivenciar a terminalidade de seus futuros clientes. Os resultados reforçam ainda a importância da temática ser abordada no início da graduação, em componentes curriculares ou atividades extracurriculares, de forma a oportunizar o desenvolvimento de sustentáculos necessários para vivenciar o processo morte-morrer dos clientes.pt_BR
dc.description.abstract-esLa finalidad del estudio fue conocer las definiciones de estudiantes de enfermería acerca del proceso de muerte-morir. Estudio descriptivo, cualitativo, desarrollado en 2010, con 65 estudiantes del primero y último año de Enfermería de universidad pública. Los datos fueron recolectados por medio de entrevista semiestructurada y sometidos al análisis de contenido. Los datos evidenciaron que los estudiantes poseían opiniones variadas sobre este proceso, por veces percibiéndolo como natural, pero difícil de ser comprendido y aceptado, especialmente porque trae dolor, sufrimiento, pérdidas y desestructuración familiar. Demostraron, aun, que no se sentían preparados para vivir la terminalidad de sus futuros clientes. Los resultados refuerzan la importancia de la temática ser abarcada en el inicio de la graduación, en componentes curriculares o actividades extracurriculares, dando la oportunidad del desarrollo de sustentáculos necesarios para vivir el proceso muerte-morir de clientes.pt_BR
dc.title.enThe death and dying process : definitions of nursing undergraduate studentspt_BR
Aparece nas coleções:DENF - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_art_casales.pdf366,24 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.