Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/11518
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorCarvalho, Gabriella Cristine Guerra de-
dc.contributor.authorLeonel, Luciano César Pereira Campos-
dc.contributor.authorSouza, Maria Conceição Bernardo de Mello e-
dc.contributor.authorLucchese, Roselma-
dc.contributor.authorFernandes, Carla Natalina da Silva-
dc.date.accessioned2015-04-22T13:25:33Z-
dc.date.available2015-04-22T13:25:33Z-
dc.date.issued2014-05-
dc.identifier.citationCARVALHO, G. C. G. et al. Grupo operativo como estratégia para acompanhamento do Projeto Pedagógico de Curso em Enfermagem. Rev Rene, Fortaleza, v. 15, n. 3, p. 427-35, maio./jun. 2014.pt_BR
dc.identifier.issn2175-6783 online-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/11518-
dc.description.abstractThe aim of the study was to monitor and describe the implementation process of the Pedagogical Project of the Nursing Undergraduate Course, at the Catalão Campus of the Federal University of Goiás, from the perspective of professors and students. Qualitative and descriptive study, conducted with thirteen participants, of April, 2010 and June, 2011, in Catalão, GO, Brazil. It was possible to use the operative group as a technology for monitoring and data collection. At the end of each meeting, it was possible to set up a chronicle that was subjected to the thematic content analysis. Two categories emerged and showed as potentiality: the curricular matrix interdisciplinarity, and the students’ immaturity, the conflictive interpersonal relationship between students and professors as their constraints. Working in small groups and the operative group proved to be assertive in the teaching management and conducting research.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherRev Renept_BR
dc.subjectEducação em Enfermagempt_BR
dc.subjectDocentes de Enfermagempt_BR
dc.subjectEstudantes de Enfermagempt_BR
dc.subjectPrática do Docente de Enfermagempt_BR
dc.subjectPesquisa em Educação de Enfermagempt_BR
dc.titleGrupo operativo como estratégia para acompanhamento do Projeto Pedagógico de Curso em Enfermagempt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrO objetivo do estudo foi acompanhar e descrever o processo de implantação do Projeto Pedagógico do Curso de Graduação em Enfermagem do Campus Catalão da Universidade Federal de Goiás, sob a ótica de docentes e discentes. Tratou-se de estudo qualitativo e descritivo, realizado com treze participantes entre docentes e discentes, de abril de 2010 a junho de 2011, em Catalão, GO, Brasil. Utilizou-se o grupo operativo como tecnologia para acompanhamento e coleta de dados. Ao final de cada reunião foi constituída uma crônica, submetida à análise de conteúdo temática, de onde emergiram duas categorias, que revelaram como potencialidade do processo ensino-aprendizagem a interdisciplinaridade da matriz curricular, e como limitadores a imaturidade dos estudantes e a relação interpessoal conflituosa entre acadêmicos e docentes. O trabalho em pequenos grupos demonstrou-se importante ferramenta pedagógica; o grupo operativo mostrou-se assertivo na gestão do ensino e na condução da pesquisa.pt_BR
dc.description.abstract-esEl objetivo del estudio fue acompañar y describir el proceso de implantación del Proyecto Pedagógico del Curso de Graduación en Enfermería, en el Campus Catalão, Universidad Federal de Goiás, bajo la óptica de docentes y discentes. Estudio cualitativo y descriptivo, con trece participantes, realizado entre abril del 2010 y junio del 2011, en Catalão, GO, Brasil. Se utilizó el grupo operativo como tecnología para acompañamiento y obtención de datos. Al final de cada reunión, fue realizada una crónica, sometida al análisis del contenido temático, donde emergieron dos categorías que revelaron como potencialidad del proceso de enseñanza y aprendizaje la interdisciplinaridad de la matriz curricular, y como limitadores, la inmadurez de los estudiantes y relación interpersonal conflictiva entre discentes y docentes. El trabajo en pequeños grupos es importante herramienta pedagógica; el grupo operativo se mostró asertivo en la gestión de la enseñanza y en la conducción de la investigación.pt_BR
dc.title.enOperating group as a follow-up strategy of a Nursing Course’s Pedagogical Projectpt_BR
Aparece nas coleções:DENF - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_art_gcgcarvalho.pdf229,62 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.