Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/11517
Title in Portuguese: Estratégia problematizadora : relato de experiência na disciplina processo de cuidar em enfermagem psiquiátrica
Title: Problematization strategy : experience report in the care process course in psyquiatric nursing
Author: Campos, Claudinei José Gomes
Sobral, Fernanda Ribeiro
Keywords: Aprendizagem Baseada em Problemas
Educação Superior
Enfermagem Psiquiátrica
Educação em Enfermagem
Issue Date: 2013
Publisher: Rev Rene
Citation: CAMPOS, C. J. G. ; SOBRAL, F. R. Estratégia problematizadora : relato de experiência na disciplina processo de cuidar em enfermagem psiquiátrica. Rev Rene, Fortaleza, v. 14, n. 5, p. 1041-9, 2013.
Abstract in Portuguese: Objetivou-se apresentar o relato de experiência sobre o uso da estratégia problematizadora no ensino da disciplina Processo de Cuidar em Enfermagem Psiquiátrica desenvolvida na graduação de Enfermagem da Universidade Estadual de Campinas. Adotou-se como método do estudo as observações assistemáticas e avaliações das produções teóricas desenvolvidas pelos alunos, no primeiro semestre de 2012. Entende-se que a mudança na educação dos enfermeiros deveria seguir um novo paradigma que reoriente as relações entre profissionais e comunidade, e que direcione as ações de saúde atendendo as reais necessidades da população. Apesar das dificuldades identificadas, verificou-se que a utilização desta estratégia de aprendizado pode trazer benefícios e contribuições ao ensino da enfermagem psiquiátrica.
Abstract: One aimed to present an experience report about the use of the problematization strategy in the teaching of the course Care Process in Psychiatric Nursing offered in the undergraduate nursing course at the Universidade Estadual de Campinas. One adopted as the methodology of the study a non-systematic observation and assessment of the theoretical productions developed by the students in the first semester of 2012. One believes that the change in the education of nurses must follow a new paradigm that redirects the relationship between professionals and the community, and that directs health actions in order to meet the real needs of the population. Despite the difficulties identified, one concluded that the use of this learning strategy can bring advantages and contributions to the teaching of psychiatric nursing.
Abstract in Spanish: El objetivo fue presentar el relato de experiencia acerca del uso de la estrategia problematizadora en la enseñanza de la disciplina Proceso de Cuidar en Enfermería Psiquiátrica desarrollada en la graduación en enfermería de la Universidad Estadual de Campinas, Brasil. Se adoptó como metodología del estudio las observaciones asistemáticas y evaluaciones de las producciones teóricas desarrolladas por alumnos del primer semestre de 2012. Se entiende que el cambio en la enseñanza de enfermería debe seguir un nuevo paradigma que reoriente las relaciones entre profesionales y comunidad, y que dirige las acciones de salud para las necesidades de la población. A pesar de las dificultades identificadas, se concluye que el uso de esta metodología puede traer ventajas y contribuciones a la enseñanza de la enfermería psiquiátrica.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/11517
metadata.dc.type: Artigo de Periódico
ISSN: 2175-6783 On line
Appears in Collections:DENF - Artigos publicados em revistas científicas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2013_art_cjgcampos.pdf402,56 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.