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Tipo: Artigo de Periódico
Título: A influência do cursinho no desempenho do exame vestibular
Autor(es): Cavalcante, Joseneide Franklin
Guimarães, Maria Teresa Albuquerque
Palavras-chave: Exame vestibular;Ingresso nos cursos superiores;Influência do cursinho no desempenho do exame vestibular
Data do documento: 1979
Instituição/Editor/Publicador: Revista Educação e Debate
Citação: CAVALCANTE, Joseneide Franklin; GUIMARÃES, Maria Teresa Albuquerque. A influência do cursinho no desempenho do exame vestibular. Revista Educação em Debate, Fortaleza, v. 2, n.1, p. 68-81, 1979.
Resumo: O surgimento dos cursinhos nos últimos vinte anos representa, sem dúvida, uma anomalia do sistema de ensino brasileiro. Transformados em meras agências de treinamento para os exames vestibulares, a atividade dos cursinhos é fortemente limitativa, deixando à margem as demais funções que deveriam ser cumpridas pelas escolas a nível de 2º grau. As diretrizes legislativas do país sobre vestibular determinam a "utilização de mecanismos de aferição que assegurem (...) e comprovem um mínimo de conhecimento a nível de 2º grau ... (dec-lei nº 79293/77)". Objetivando o cumprimento desses dispositivos, a Universidade Federal do Ceará (U.F. C.), através da Comissão Coordenadora do Vestibular (CCV), tem desenvolvido trabalho no sentido de aumentar o grau de eficiência das provas dos exames vestibulares, elaborando quesitos tecnicamente capazes de aferir níveis de aprendizagem mais complexos e, consequentemente, diminuindo a probabilidade de acertos casuais, por memorização, eliminação de respostas etc...
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/11504
ISSN: 0102-1117
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:PPGEB - Artigos publicados em revistas científicas

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