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dc.contributor.authorIsoldi, Deyla Moura Ramos-
dc.contributor.authorCabral, Ana Michele de Farias-
dc.contributor.authorSimpson, Clélia Albino-
dc.date.accessioned2015-04-15T13:49:00Z-
dc.date.available2015-04-15T13:49:00Z-
dc.date.issued2014-11-
dc.identifier.citationISOLDI, D. M. R. ; CABRAL, A. M. F. ; SIMPSON, C. A. Ação educativa com idosos em situação de vulnerabilidade. Rev Rene, Fortaleza, v. 15, n. 6, p. 1024-9, nov./dez. 2014.pt_BR
dc.identifier.issn2175-6783 online-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/11355-
dc.description.abstractThis study aimed at analyzing the knowledge of the elderly on the prevention of AIDS before and after the practice of education in health. This is a quasi-experimental study with a quantitative approach, performed in the Social Assistance Reference Centers, with 60 seniors. It was developed in Parnamirim, RN, Brazil, from February to June 2014. Data were collected through a questionnaire with closed questions about AIDS. In principle, most patients (61.6%) said they did not know what AIDS was, but this soon became reality after conducting a dialog lecture as a health education tool. There was a statistically significant difference. We conclude that education about AIDS is important to adopt a collective vision on the various socio-cultural contexts in which the elderly are inserted.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherRev Renept_BR
dc.subjectIdosopt_BR
dc.subjectSíndrome de Imunodeficiência Adquiridapt_BR
dc.subjectEducação em Saúdept_BR
dc.subjectPromoção da Saúdept_BR
dc.subjectEnfermagempt_BR
dc.titleAção educativa com idosos em situação de vulnerabilidadept_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrObjetivou-se analisar o conhecimento de idosos sobre a prevenção da aids antes a após a prática da educação em saúde. Trata- se de um estudo quase experimental, com abordagem quantitativa, realizado nos Centros de Referência de Assistência Social, com 60 idosos. Desenvolveu-se em Parnamirim, RN, Brasil, de fevereiro a junho de 2014. Para coleta de dados aplicou-se um questionário contendo questões fechadas sobre aids. Em princípio, a maioria dos idosos (61,6%) afirmaram não saber o que é a aids mas, esta realidade logo se transformou após a realização de uma aula expositiva dialogada como instrumento de educação em saúde. Houve diferença estatisticamente significativa. Conclui-se que as ações educativas sobre a aids são importantes para adoção de uma visão coletiva sobre os variados contextos socioculturais em que os idosos estão inseridos.pt_BR
dc.description.abstract-esEl objetivo fue analizar el conocimiento de ancianos acerca de la prevención del SIDA antes y después de la práctica de educación para salud. Estudio cuasi-experimental, con enfoque cuantitativo, realizado en los Centros de Referencia de Asistencia Social, con 60 ancianos. Fue desarrollado en Parnamirim, RN, Brasil, de febrero a junio de 2014. Los datos fueron recolectados a través de aplicación de cuestionario con preguntas cerradas sobre SIDA. En principio, la mayoría de los ancianos (61,6%) declararon que no sabían lo que era el SIDA, pero la realidad se convirtió después de la realización de una conferencia basada en el diálogo como herramienta de educación para salud. Hubo diferencia estadísticamente significativa. En conclusión, acciones educativas sobre SIDA son importantes para adoptar visión colectiva acerca de los diversos contextos socio-culturales en que los ancianos están inseridos.pt_BR
dc.title.enEducational activities with the elderly in vulnerable situationspt_BR
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