Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/11232
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Pascual, Jesus Garcia | - |
dc.date.accessioned | 2015-04-07T17:29:06Z | - |
dc.date.available | 2015-04-07T17:29:06Z | - |
dc.date.issued | 2001 | - |
dc.identifier.citation | PASCUAL, Jesus Garcia. Desempenho escolar do estudante universitário e aspectos metacognitivos da leitura. Revista de Psicologia, Fortaleza, v. 19, n.1/2, 2001, p. 9-21. | pt_BR |
dc.identifier.issn | 2179-1740 (online) | - |
dc.identifier.issn | 0102-1222 (impresso) | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/11232 | - |
dc.description.abstract | This article discusses the relationships between the scholarly performance and the practices of reading at the university. It comes to the conclusion that the material of the student's reading are often photocopies of originals what means a lack of context for this reading. This reality is an obstacle for the development of a dialogue between reader and author. The present work suggests possibilities of changing the docent's and the student's attitude in order to form readers that are not only decodificators. These suggestions are based upon metacognitive studies about the act of reading. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | http://www.revistapsicologia.ufc.br | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Desempenho escolar | pt_BR |
dc.subject | Suporte de leitura | pt_BR |
dc.subject | Metacognição | pt_BR |
dc.subject | Educação do Leitor | pt_BR |
dc.title | Desempenho escolar do estudante universitário e aspectos metacognitivos da leitura | pt_BR |
dc.type | Artigo de Periódico | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | Este artigo discute as relações entre o desempenho escolar e as práticas de leitura na universidade. Constata-se que os conteúdos das leituras são apresentados frequentemente aos alunos sob a forma de fotocópias. Essas práticas transformam, às vezes, os textos em leituras sem contexto, o que dificulta o diálogo entre leitor e autor do texto. Apoiado em estudos metacognitivos sobre a leitura, este trabalho propõe mudanças na atitude de professores e de alunos, no sentido de formar leitores, superando o aspecto apenas decodificador do leitor. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | DPSI - Artigos publicados em revistas científicas |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2001_art_jgpascual.pdf | 10,62 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.