Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/11232
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorPascual, Jesus Garcia-
dc.date.accessioned2015-04-07T17:29:06Z-
dc.date.available2015-04-07T17:29:06Z-
dc.date.issued2001-
dc.identifier.citationPASCUAL, Jesus Garcia. Desempenho escolar do estudante universitário e aspectos metacognitivos da leitura. Revista de Psicologia, Fortaleza, v. 19, n.1/2, 2001, p. 9-21.pt_BR
dc.identifier.issn2179-1740 (online)-
dc.identifier.issn0102-1222 (impresso)-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/11232-
dc.description.abstractThis article discusses the relationships between the scholarly performance and the practices of reading at the university. It comes to the conclusion that the material of the student's reading are often photocopies of originals what means a lack of context for this reading. This reality is an obstacle for the development of a dialogue between reader and author. The present work suggests possibilities of changing the docent's and the student's attitude in order to form readers that are not only decodificators. These suggestions are based upon metacognitive studies about the act of reading.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherhttp://www.revistapsicologia.ufc.brpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectDesempenho escolarpt_BR
dc.subjectSuporte de leiturapt_BR
dc.subjectMetacogniçãopt_BR
dc.subjectEducação do Leitorpt_BR
dc.titleDesempenho escolar do estudante universitário e aspectos metacognitivos da leiturapt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrEste artigo discute as relações entre o desempenho escolar e as práticas de leitura na universidade. Constata-se que os conteúdos das leituras são apresentados frequentemente aos alunos sob a forma de fotocópias. Essas práticas transformam, às vezes, os textos em leituras sem contexto, o que dificulta o diálogo entre leitor e autor do texto. Apoiado em estudos metacognitivos sobre a leitura, este trabalho propõe mudanças na atitude de professores e de alunos, no sentido de formar leitores, superando o aspecto apenas decodificador do leitor.pt_BR
Aparece nas coleções:DPSI - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2001_art_jgpascual.pdf10,62 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.