Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/11230
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSeveriano, Maria de Fátima Vieira-
dc.date.accessioned2015-04-07T17:16:35Z-
dc.date.available2015-04-07T17:16:35Z-
dc.date.issued2001-
dc.identifier.citationVALENÇA, José Telmo. Egocentrismo piagetiano: o conceito piagetiano de egocentrismo, sob a perspectiva percepto-espacial, como função da idade, do nível sócio-econômico e dos procedimentos experimentais. Revista de Psicologia, Fortaleza, v. 1, n.1, 1983, p. 51-76.pt_BR
dc.identifier.issn2179-1740 (online)-
dc.identifier.issn0102-1222 (impresso)-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/11230-
dc.descriptionSEVERIANO, Maria de Fátima Vieira. A formação dos ideais numa cultura narcísica. Revista de Psicologia, Fortaleza, v. 19, n.1/2, 2001, p. 47-59.pt_BR
dc.description.abstractThe paper discusses the formation of ideals in the context of the "Narcisistic Culture". It brings an analysis of the psychosocial implication of this process, which is basead on consumerism as a source of identity that replaces the old ethical, cultural and political logic of modernity. The concept of ideal is analysed both through psychological structure and cultural perspective in order to establish the relationship between the Freudian studies on the Mass Psychology and the social bonds created by the "Consumerism Culture". The author argues that such analysis show the fragmentary and regressive state of the individual identities fostered by the economic market, as well as the impotency created by the realisation of the impossibilities of achieving the ideals proposed by the advertising industry. This reinforces the narcisism of the individual and weaken the social relations.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherhttp://www.revistapsicologia.ufc.brpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCulturapt_BR
dc.subjectNarcisismopt_BR
dc.subjectIdealpt_BR
dc.subjectConsumopt_BR
dc.subjectPublicidadept_BR
dc.titleA formação dos ideais numa cultura narcísicapt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrO presente artigo aborda o tema da formação dos ideais no contexto da chamada "Cultura do Narcisismo": buscando compreender as implicações psicossociais do atual investimento nos ideais particularistas do consumo, como fonte privilegiada de identidade, em substituição aos antigos ideais culturais, éticos e políticos da modernidade. Inicialmente, com base no referencial freudiano, a autora analisa o conceito de ideal ao nível da estrutura do psiquismo, buscando compreender os mecanismos psíquicos aí implicados e, posteriormente, trata deste mesmo conceito, na perspectiva da cultura, utilizando-se do referencial teórico de autores como Lasch e Costa, estabelecendo relações entre os estudos freudianos acerca da Psicologia de Massa e as formas de vinculação social estabelecidas pelos ideais da "Cultura do Consumo". Tais análises põem em evidência o caráter fragmentário e regressivo das identidades individuais forjadas em função do mercado, assim como revela as frustrações e sentimentos de impotência gerados ante a inacessibilidade dos ideais propostos pela publicidade, com consequente exacerbação do narcisismo e enfraquecimento dos vínculos sociais.pt_BR
Aparece nas coleções:DPSI - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2001_art_mfvseveriano.pdf10,54 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.