Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/11228
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorBorsoi, Izabel Cristina Ferreira-
dc.contributor.authorRuiz, Erasmo Miessa-
dc.date.accessioned2015-04-07T14:19:20Z-
dc.date.available2015-04-07T14:19:20Z-
dc.date.issued2001-
dc.identifier.citationBORSOI, Izabel Cristina Ferreira; RUIZ, Erasmo Miessa. A experiência de "Emílio": uma breve discussão sobre a concepção de conhecimento e educação em Rousseau. Revista de Psicologia, Fortaleza, v. 19, n.1/2, 2001, p. 37.pt_BR
dc.identifier.issn2179-1740 (online)-
dc.identifier.issn0102-1222 (impresso)-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/11228-
dc.description.abstractThis article presents a critical analysis of the conception of education in Rousseau starting with his work "Emilio ou da Educação". It highlights how Rousseau's proposal is centered in a pedagogy that privileges the experience of the subject with the objective reality. Learning constitute then a process where child, educator and nature are necessarily implicated. In this triad, everyone teaches, both master and student learn. Rousseau evokes a group of subjects that are still up to date when he demonstrates that the relationship between teaching and learning is in fact the educational process itself.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherhttp://www.revistapsicologia.ufc.brpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectInfânciapt_BR
dc.titleA experiência de "Emílio": uma breve discussão sobre a concepção de conhecimento e educação em Rousseaupt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrO artigo apresenta uma análise crítica da concepção de educação em Rousseau a partir da sua obra "Emilio ou da Educação". Destaca como a proposta rousseauniana centra-se numa pedagogia que privilegia a experiência do sujeito com a realidade objetiva. Assim, a aprendizagem seria um processo onde estão necessariamente implicados a criança, o educador e a natureza. Nesta tríade, todos ensinam e tanto o mestre quanto o educando aprendem. Ao destacar a relação ensino-aprendizagem como o próprio processo educativo, Rousseau evoca um conjunto de questões ainda pertinentes à nossa contemporaneidade.pt_BR
Aparece nas coleções:DPSI - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2001_art_icfborsoiemruiz.pdf7,89 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.