Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/11218
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorCavalcante Júnior, Francisco Silva-
dc.date.accessioned2015-04-07T11:16:57Z-
dc.date.available2015-04-07T11:16:57Z-
dc.date.issued2000-
dc.identifier.citationCAVALCANTE JÚNIOR, Francisco Silva. Círculos de letramentos: uma prática de terapia cultural. Revista de Psicologia, Fortaleza, v. 17/18, n.1/2, 1999/2000, p. 14-22.0 (online)pt_BR
dc.identifier.issn2179-1740-
dc.identifier.issn0102-1222 (impresso)-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/11218-
dc.description.abstractThis paper introduces the foundations of a cultural therapy model created by George and Louise Spindler (1994) in the United States and presents its application to a Brazilian cultural context through the practice of Circles of Literacy with elementary school teachers from a town in Ceará. The preliminary results of this practice reveal that teachers participating in these Circles start to understand the diversity of their students, making plural and including their multiple potentials and recognizing the importance of a pedagogical practice that is enhancing of human potentials.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherhttp://www.revistapsicologia.ufc.brpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLetramentospt_BR
dc.subjectTerapia culturalpt_BR
dc.subjectConscientizaçãopt_BR
dc.subjectPotenciais humanospt_BR
dc.titleCírculos de letramentos: uma prática de terapia culturalpt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrEste trabalho apresenta os fundamentos do modelo de terapia cultural desenvolvido por George e Louise Spindler (1994) nos Estados Unidos e a sua aplicação em um contexto cultural brasileiro, através da prática de Círculos de Letramentos com professores do ensino fundamental de um município cearense. Os resultados preliminares dessa prática revelam que os professores participantes dos Círculos passam a compreender a diversidade de seus alunos, pluralizando e incluindo os seus múltiplos potenciais e reconhecem a importância de uma prática pedagógica voltada para o engrandecimento dos potenciais humanos.pt_BR
Aparece nas coleções:DPSI - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2000_art_fscjunior.pdf7,33 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.