Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/11218
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Cavalcante Júnior, Francisco Silva | - |
dc.date.accessioned | 2015-04-07T11:16:57Z | - |
dc.date.available | 2015-04-07T11:16:57Z | - |
dc.date.issued | 2000 | - |
dc.identifier.citation | CAVALCANTE JÚNIOR, Francisco Silva. Círculos de letramentos: uma prática de terapia cultural. Revista de Psicologia, Fortaleza, v. 17/18, n.1/2, 1999/2000, p. 14-22.0 (online) | pt_BR |
dc.identifier.issn | 2179-1740 | - |
dc.identifier.issn | 0102-1222 (impresso) | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/11218 | - |
dc.description.abstract | This paper introduces the foundations of a cultural therapy model created by George and Louise Spindler (1994) in the United States and presents its application to a Brazilian cultural context through the practice of Circles of Literacy with elementary school teachers from a town in Ceará. The preliminary results of this practice reveal that teachers participating in these Circles start to understand the diversity of their students, making plural and including their multiple potentials and recognizing the importance of a pedagogical practice that is enhancing of human potentials. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | http://www.revistapsicologia.ufc.br | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Letramentos | pt_BR |
dc.subject | Terapia cultural | pt_BR |
dc.subject | Conscientização | pt_BR |
dc.subject | Potenciais humanos | pt_BR |
dc.title | Círculos de letramentos: uma prática de terapia cultural | pt_BR |
dc.type | Artigo de Periódico | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | Este trabalho apresenta os fundamentos do modelo de terapia cultural desenvolvido por George e Louise Spindler (1994) nos Estados Unidos e a sua aplicação em um contexto cultural brasileiro, através da prática de Círculos de Letramentos com professores do ensino fundamental de um município cearense. Os resultados preliminares dessa prática revelam que os professores participantes dos Círculos passam a compreender a diversidade de seus alunos, pluralizando e incluindo os seus múltiplos potenciais e reconhecem a importância de uma prática pedagógica voltada para o engrandecimento dos potenciais humanos. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | DPSI - Artigos publicados em revistas científicas |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2000_art_fscjunior.pdf | 7,33 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.