Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/11201
Tipo: Artigo de Evento
Título: Análise da variabilidade temporal da evapotranspiração com o método de Penman-Monteith utilizando dados diários de PCDS em Fortaleza-Ceará
Autor(es): Studart, Ticiana Marinho de Carvalho
Souza, Danilo Nogueira de
Luna, Renata Mendes
Campos, José Nilson Bezerra
Pinheiro, Maria Inês Teixeira
Palavras-chave: Evapotranspiração;Variabilidade
Data do documento: 2009
Instituição/Editor/Publicador: Simpósio Brasilleiro de Recursos Hídricos
Citação: STUDART, T. M. C. [et al.]. Análise da variabilidade temporal da evapotranspiração com o método de Penman-Monteith utilizando dados diários de PCDS em Fortaleza-Ceará. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE RECURSOS HÍDRICOS, 18., 2009, [s. l.] Anais... ABRH, 2009.
Resumo: No presente trabalho estima-se a evapotranspiração pelo Método de Penman-Monteith utilizando-se dados diários de Plataforma Automática de Coleta de Dados, localizada em Fortaleza, Ceará. Um dos principais objetivos é analisar a variabilidade temporal deste fenômeno e verificar a ocorrência de erros significativos ao estimá-la utilizando valores médios mensais para suas variáveis de entrada (por exemplo, usar dados das Normais Climatológicas (INMET, 1990)). Os resultados de Fortaleza, para os anos de 2004 a 2008, mostram que há pouca variabilidade temporal dos seus valores diários e mensais. Uma vez que o método em questão utiliza como variável de entrada a velocidade do vento e esta não é disponibilizada nas Normais, avaliou-se o desempenho de métodos tradicionais como Hargreaves e Thornthwaite comparados ao Penman-Monteith. Os resultados mostram que as estimativas com os dois métodos diferem em muito dos valores obtidos com o Penman-Monteith para Fortaleza.
Abstract: This paper estimates the evapotranspiration using Penman-Monteith method with daily data from DCP (Automatic Data Collection Platform), in Fortaleza, Ceará. One of the main objective is to evaluate its temporal variability and there is significant error in evaluate this phenomenon using average values of its input variable (e.g. data from Normais Climatológicas (INMET, 1990). The results show that there isn’t too much variability. Once the Normais doesn’t present wind velocity, it was also evaluated the performance of two other traditional methods such as Hargreaves e Thornthwaite. The results show a lot of difference in the results of the three methods.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/11201
Aparece nas coleções:DEHA - Trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2009_eve_jnbcampos_analise.pdf196,92 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.