Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/11134
Tipo: | Artigo de Periódico |
Título: | As professoras de 4ª série do 1º grau de diferentes camadas sociais suas representações acerca da relação professor-aluno |
Autor(es): | MEDEIROS, Maria Deusa |
Palavras-chave: | Representação do professor;Cotidiano escolar;Processo ensino-aprendizagem;Relação professor-aluno |
Data do documento: | 1998 |
Instituição/Editor/Publicador: | http://www.revistapsicologia.ufc.br |
Citação: | NOGUEIRA, Analuiza Mendes Pinto. Atitudes frente ao doente mental: um estudo da influência do nível de comportamentos sintomáticos e do sexo de pacientes psiquiátricos sobre as atitudes de seus familiares. Revista de Psicologia, Fortaleza, v. 1, n.1, 1983, p. 25-49. |
Resumo: | Este trabalho é uma investigação iniciada em 1992 junto às professoras da 4ª série do 1º grau das escolas públicas e privadas da cidade de João Pessoa, Estado da Paraíba. Trata-se de uma investigação empírica e envolve vários aspectos do cotidiano escolar partindo da representação do professor. Optou-se por uma investigação qualitativa que permite se aprofundar as questões propostas a partir dos depoimentos das professoras. Para a coleta dos depoimentos, utilizou-se um questionário constituído unicamente de questões abertas. Foram contactadas 100 (cem) professoras, sendo cinquenta provenientes das escolas estaduais e cinquenta oriundas das escolas particulares. Para a leitura dos depoimentos das professoras, utilizaram-se os procedimentos da Análise de Conteúdo (Berdin, 1919), onde levantaram-se categorias de classificação para dois temas: as representações do professor sobre a sua atividade pedagógica (tema I), e as representações do professor com relação à sua profissão (tema II). No tema I, foram trabalhadas as representações que as professoras fazem da relação professor-aluno, do seu cotidiano escolar e do processo ensino aprendizagem. A análise do tema II fundamentou-se na ideia de que as opiniões, atitudes e representações que as professoras possuem de sua profissão, influenciam nas relações pedagógicas em sala de aula. |
Abstract: | This work is an investigation that began in 1992 with the teachers of the 4ª série do 1º grau in public and private schools in João Pessoa - Paraíba (Brazil). It is an empirical investigation and many aspects of the daily life in schools are involved taking into account the teacher's representation. A qualitative investigation was used because it makes the proposed questions deeper taking into account the teachers statements. An open questionnaire as used to colect the statements. A hundred (100) teachers were contacted: fifty (50) from public schools and fifty (50) from private schools. The Content Analisys procedures (Bardin, 1979) were used to see the teacher's statements and we tried to identity classification categories for two themes: the representation of the teacher in relation to the profession (Theme 2). In the first theme, the representation that teachers have about the relation teecher-student the daily life in schools, and the about teaching-learning process have been worked. The analisys the second theme was fundamented in the idea that the opinion atitudes and the representation that teachers have in relation to their profession influences the pedagogic relations in the classroom. |
Descrição: | MEDEIROS, Maria Deusa de. As professoras de 4ª série do 1º grau de diferentes camadas sociais suas representações acerca da relação professor-aluno. Revista de Psicologia, Fortaleza, v. 15/16, n.1/2, 1997/1998, p. 49-66. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/11134 |
ISSN: | 2179-1740 (online) 0102-1222 (impresso) |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | DPSI - Artigos publicados em revistas científicas |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
1997_art_mdmedeiros.pdf | 11,89 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.