Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/11127
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Pascual, Jesus Garcia | - |
dc.date.accessioned | 2015-03-27T14:06:54Z | - |
dc.date.available | 2015-03-27T14:06:54Z | - |
dc.date.issued | 1998 | - |
dc.identifier.citation | PASCUAL, Jesus Garcia. Pós-modernidade e educação: algumas reflexões sobre a subjetivação. Revista de Psicologia, Fortaleza, v. 15/16, n.1/2, 1997/1998, p. 125-136. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/11127 | - |
dc.description.abstract | The present work studies the change on the epistemological paradigms in modern science. Many contemporary authors signalize that the human sciences are prioritizing ethics and esthetics issues. In this study, we make a brief way back of the hegemony of the iluminism ration and its changes to cynical ration, during upper modernity. Next, we present some post-modernism chacteristics and its results upon education. We finish this article stating the tesis that ethics cannot be separeted of epistemology, searching the fundamentation on the proposal of "Communicative Action Theory" (Habermas) and on the "Genetic Epistemology of Piaget". In this thesis we show some directions for education in the new millenium that is right ahead of us. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | http://www.revistapsicologia.ufc.br | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Racionalidade | pt_BR |
dc.subject | Modernidade | pt_BR |
dc.subject | Pós-modernidade | pt_BR |
dc.subject | Ação comunicativa | pt_BR |
dc.subject | Autonomia | pt_BR |
dc.title | Pós-modernidade e educação: algumas reflexões sobre a subjetivação | pt_BR |
dc.type | Artigo de Periódico | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | Este trabalho estuda a mudança dos paradigmas epistemológicos na ciência moderna. Diversos autores contemporâneos sinalizam que as ciências humanas estão priorizando as questões éticas e estéticas. Fazemos, neste estudo, um breve resgate da hegemonia da razão iluminista e sua transformação em razão cínica, na alta modernidade. A seguir, apresentamos algumas características da pós-modernidade e seus reflexos na educação. Terminamos este artigo afirmando a tese de que a ética não pode estar separada da epistemologia, buscando a fundamentação na proposta da teoria da Ação Comunicativa (Habermas) e na Epistemologia Genética de Piaget. A partir dessa tese, mostramos alguns rumos para a educação no milênio que se descortina à nossa frente. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | DPSI - Artigos publicados em revistas científicas |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
1997_art_jgpascual.pdf | 11,3 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.