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dc.contributor.authorPascual, Jesus Garcia-
dc.date.accessioned2015-03-27T14:06:54Z-
dc.date.available2015-03-27T14:06:54Z-
dc.date.issued1998-
dc.identifier.citationPASCUAL, Jesus Garcia. Pós-modernidade e educação: algumas reflexões sobre a subjetivação. Revista de Psicologia, Fortaleza, v. 15/16, n.1/2, 1997/1998, p. 125-136.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/11127-
dc.description.abstractThe present work studies the change on the epistemological paradigms in modern science. Many contemporary authors signalize that the human sciences are prioritizing ethics and esthetics issues. In this study, we make a brief way back of the hegemony of the iluminism ration and its changes to cynical ration, during upper modernity. Next, we present some post-modernism chacteristics and its results upon education. We finish this article stating the tesis that ethics cannot be separeted of epistemology, searching the fundamentation on the proposal of "Communicative Action Theory" (Habermas) and on the "Genetic Epistemology of Piaget". In this thesis we show some directions for education in the new millenium that is right ahead of us.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherhttp://www.revistapsicologia.ufc.brpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectRacionalidadept_BR
dc.subjectModernidadept_BR
dc.subjectPós-modernidadept_BR
dc.subjectAção comunicativapt_BR
dc.subjectAutonomiapt_BR
dc.titlePós-modernidade e educação: algumas reflexões sobre a subjetivaçãopt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrEste trabalho estuda a mudança dos paradigmas epistemológicos na ciência moderna. Diversos autores contemporâneos sinalizam que as ciências humanas estão priorizando as questões éticas e estéticas. Fazemos, neste estudo, um breve resgate da hegemonia da razão iluminista e sua transformação em razão cínica, na alta modernidade. A seguir, apresentamos algumas características da pós-modernidade e seus reflexos na educação. Terminamos este artigo afirmando a tese de que a ética não pode estar separada da epistemologia, buscando a fundamentação na proposta da teoria da Ação Comunicativa (Habermas) e na Epistemologia Genética de Piaget. A partir dessa tese, mostramos alguns rumos para a educação no milênio que se descortina à nossa frente.pt_BR
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