Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/11113
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorAndriola, Wagner Bandeira-
dc.date.accessioned2015-03-26T13:51:49Z-
dc.date.available2015-03-26T13:51:49Z-
dc.date.issued1996-
dc.identifier.citationANDRIOLA, Wagner Bandeira. Avaliação do raciocínio verbal em estudantes do 2° grau. Revista de Psicologia, Fortaleza, v. 13/14, n.1/2, 1995/1996, p. 97-101.pt_BR
dc.identifier.issn2179-1740 (online)-
dc.identifier.issn0102-1222 (impresso)-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/11113-
dc.description.abstractThis research has as its objective the assessment of the cognitive capacity called Verbal Reasoning in college students. It deals with our capacity to express ideas using verbal symbols. The random sample was composed of 658 college students from public and private schools in the city of Fortaleza in the state of Ceará(Brazil), while the instrument used was The Verbal Reasoning Test developed by Andriola &Pasquali (1995). By using the Variance Analisys Test (ANOVA) it was possible to compare the following variables: sex, age and school or academic level with the performance on the Verbal Reasoning Test, using the software SPSS FOR WINDOWS (V.6.1).pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherhttp://www.revistapsicologia.ufc.brpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectRaciocínio Verbalpt_BR
dc.subjectAvaliação Psicológicapt_BR
dc.subjectCogniçãopt_BR
dc.subjectComportamento humanopt_BR
dc.titleAvaliação do raciocínio verbal em estudantes do 2° graupt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrA presente pesquisa objetivou avaliar a capacidade cognitiva denominada de raciocínio verbal em estudantes do 2º grau. Trata-se da capacidade que possuímos para expressar as ideias utilizando símbolos verbais. A amostra foi composta por 658 estudantes do 2° grau, de escolas públicas e privadas de Fortaleza (CE) e o instrumento utilizado foi o Teste de Raciocínio Verbal(RV) desenvolvido por Andriola e Pasquali (1995). Através do Teste da Análise de Variância (ANOVA), comparam-se as variáveis sexo, idade e série escolar quanto ao desempenho no Teste RV, utilizando-se o software SPSS FOR WINDOWS(V.6.1).pt_BR
Aparece nas coleções:DPSI - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
1995_art_wbandriola.pdf3,77 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.