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Tipo: Artigo de Periódico
Título: Aplicação do modelo de ação racional sobre a intenção de desistir de estudar
Autor(es): Siqueira, Mirlene Maria Matias
Miranda, Tereza Yoshico Tanizaki de
Palavras-chave: Modelo de Ação Racional;Intenção;Atitude;Avaliação de crença;Crenças comportamentais
Data do documento: 1988
Instituição/Editor/Publicador: http://www.revistapsicologia.ufc.br
Citação: SIQUEIRA, Mirlene Maria Matias; MIRANDA, Tereza Yoshico Tanizaki de. Aplicação do modelo de ação racional sobre a intenção de desistir de estudar. Revista de Psicologia, Fortaleza, v. 6, n.2, 1988, p. 65-75.
Resumo: Os autores do Modelo de Ação Racional (Fishbein e Ajzen, 1975) pressupõem que a variável mais diretamente associada a um comportamento é a intenção que, por sua vez, pode ser determinada pela atitude do sujeito em relação ao comportamento em questão e pela norma subjetiva, isto é, o componente social do comportamento. Buscando enriquecer investigações já realizadas no Brasil empregando o referido modelo, este estudo procurou verificar a sua consistência ao analisar a predição da intenção de desistir de estudar. A amostra constituiu-se de 42 alunos de ambos os sexos, da 5ª série de uma escola pública, aos quais foi aplicado um instrumento avaliando: intenção (1), atitude (A), norma subjetiva (NS), crenças comportamentais (CC), avaliação de crença (AC), crenças normativas (CN) e motivação para concordar com os referentes (M). Observou-se que quatro dentre as seis correlações simples esperadas, entre as variáveis do modelo foram significativas, quais sejam: entre Intenção x Atitude, Atitude x Avaliação de crença, Norma subjetiva x Crenças Normativas e Norma Subjetiva x Motivação para concordar com os referentes. Quanto aos resultados da análise de regressão múltipla, observou-se que apenas a variável Atitude teve contribuição significativa para a predição da Intenção. Adicionalmente em relação à variável Atitude ocorreu participação significativa apenas da avaliação das crenças e, finalmente, para a variável Norma Subjetiva os resultados indicaram significância do peso da Motivação para Concordar. Considerando-se que a intenção, comportamental sob investigação associa-se a um comportamento que representa a interrupção do ato de estudar, os resultados deste estudo abrem novas perspectivas às pesquisas acerca da aplicabilidade do modelo da "AçM" Racional no contexto brasileiro.
Abstract: The authors of the Theory of Reasoned Action (Fishbein & Ajzen, 1975) postulare that the intention is the variable most directely associated with a behavior, otherwise it can be determined by the subject's attitude related to the behavior in question and by the subjective norm, the social behavior component. The aim of this study was to use the author 's Theory to verify its consistency on the prediction of study abandonment intention. The sample were 43 students of both sex, attending the 5th grade of a public scholl. A measure instrument was used to evaluate: Intention (1); Attitude (A); Subjective Norm (N.S); Behavior Belief (C.C); Belief Evaluation (A; C); Normative Belief (C.N); and Motivation to agree with referents (M). The data showed that four among six simple correlations were significant: between Intention x Attitude, Attitude x Belief Evaluation; Subjective Norm x Normative Belief and Subjective Norm x Motivation to agree with referents. Concerning the results on the multiple regression analysis it was observed that only the attitude variable was significant to predict intention. In addition, related to the attitude variable there was significancy only with the belief evaluation and finally related to the subjective norm variable there were significant results relating to the magnitude of motivation toward agreement. Considering that the behavioral intention under investigation is associated to the behavior that represents the interruption of the study act, the results of this study may open new frontiers to researches about the applicability of the Theory of Reasoned Action to brazilian context.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/11029
ISSN: 2179-1740 (online)
0102-1222 (impresso)
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:DPSI - Artigos publicados em revistas científicas

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