Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/11004
Tipo: Dissertação
Título : Proposta de abordagem do teorema do ângulo externo na formação continuada de professores de matemática da educação a distância (ead) com o uso do geogebra
Título en inglés: Proposal for external angle theorem approach in continuous training distance education math teacher (ead) with the use geogebra
Autor : Santana, Marciano Araújo
Tutor: Santana, José Rogério
Palabras clave : Construções geométricas;Software Geogebra;Aprendizagem
Fecha de publicación : 2015
Citación : SANTANA, Marciano Araújo. Proposta de abordagem do teorema do ângulo externo na formação continuada de professores de matemática da educação a distância (ead) com o uso do geogebra. 2015. 99 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) – Centro de Ciências, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2015.
Resumen en portugués brasileño: O uso da geometria no dia a dia das pessoas tem importância significativa por ser um assunto que utiliza desenhos, formas e teoremas como elementos de estudos para comprovar sua atuação nos mais diversos campos da sociedade tais como engenharias, siderúrgicas, arquiteturas, topografias, etc. Neste contexto, podemos afirmar que construções geométricas propiciam a descoberta de valiosas ideias que auxiliam à compreensão das propriedades geométricas. As avaliações em larga escala apresentadas nos indicadores da educação pública no Estado do Ceará retratam claramente as dificuldades de aprendizagem por parte dos alunos quando relacionados aos conceitos geométricos especificamente o teorema do ângulo externo tanto na teoria (conceito algébrico) como na prática (conceito geométrico). A partir desta analise, propomos realizar uma investigação através da presente pesquisa que conseguisse identificar possíveis entraves existentes no ensino de geometria para que pudesse obter avanços que visam melhorar no ensino relacionado ao Teorema do Ângulo Externo e suas Consequências usando os ambientes de aprendizagens Velho Papel e Caneta (VPC) e o Ambiente virtual de Aprendizagem (AVA) com a operacionalidade do software educativo de geometria dinâmica GeoGebra. O trabalho teve a participação de um grupo de 12(doze) professores de matemática em formação continuada de um Curso de Especialização no Ensino de Matemática da Universidade Vale do Acaraú (UVA) na cidade de Cascavel-Ce. O uso operacional e pedagógico do software de geometria dinâmica GeoGebra foi aplicado em aulas expositivas com questionários de problemas envolvendo o teorema do ângulo externo que busca avaliar o desempenho dos estudantes participantes da pesquisa em relação suas práticas de sala de aula com o ensino de geometria. Adotamos abordagens qualitativa, exploratória e pesquisa-ação para caracterizar a pesquisa e buscamos tomar como base os pressupostos teóricos e reflexivos segundo as concepções de Valente, Michele Artigue, Pais e Fiorentini e Lorenzato. A pesquisa revelou avanços no processo de aprendizagem dos estudantes participantes que se mostraram entusiasmados com os conhecimentos que construíram e que os possibilitou estabelecerem um relacionamento colaborativo entre os grupos envolvidos (estudantes e professor-pesquisador)
Abstract: The use of geometry in everyday life people have significant importance because it is a subject that uses designs, shapes and theorems as studies of evidence to make its activities in various fields of society such as engineering, steel, architecture, topography, etc. In this context, we can say that geometric constructions provide the discovery of valuable ideas that help the understanding of geometric properties. The large-scale assessments presented in public education indicators in the State of Ceara clearly portray the difficulties of learning by students when related to geometric concepts specifically the exterior angle theorem in theory (algebraic concept) and in practice (geometric concept). From this analysis, we propose to conduct an investigation through this research that could identify possible barriers in existing geometry teaching so he could obtain advances to improve the teaching related to the External Angle Theorem and its Consequences using the old learning environments and Paper pen (VPC) and the virtual Learning Environment (VLE) with the operation of educational software of dynamic geometry GeoGebra. The work was attended by a group of twelve (12) mathematics teachers in continuing education of a Specialization Course in Teaching of Mathematics at the University Vale do Acaraú (UVA) in the city of Cascavel-Ce. The operational and pedagogical use of dynamic geometry software GeoGebra was applied in lectures with questionnaires problems involving the exterior angle theorem that seeks to assess the performance of students participating in the survey regarding their classroom practices with the teaching of geometry. We adopted a qualitative, exploratory and action research approaches to characterize the research and seek to build on the theoretical and reflexive assumptions according to Valente conceptions, Michele Artigue, Parents and Fiorentini and Lorenzato. The survey showed progress in the learning process of participating students that were excited by the knowledge that built and that allowed establish a collaborative relationship between the groups involved (students and teacher-researcher).
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/11004
Aparece en las colecciones: ENCIMA - Dissertações defendidas na UFC

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2015_dis_masantana.pdf2,84 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.