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dc.contributor.authorSiqueira, Mirlene Maria Matias-
dc.contributor.authorGomide Júnior, Sinésio-
dc.contributor.authorMarques, Tânia Mendonça-
dc.date.accessioned2015-03-20T13:13:31Z-
dc.date.available2015-03-20T13:13:31Z-
dc.date.issued1994-
dc.identifier.citationSIQUEIRA, Mirlene Maria Matias; GOMIDE JÚNIOR, Sinésio; MARQUES, Tânia Mendonça. O processo de categorização social: um estudo do processo através da análise de conteúdo. Revista de Psicologia, Fortaleza, v.11/12, n.1/2, 1993/1994, p.169-189.pt_BR
dc.identifier.issn2179-1740 (online)-
dc.identifier.issn0102-1222 (impresso)-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/11003-
dc.description.abstractThe authors have searched several postulates concerning the process of social categorization. They have surveyed thirty students (15 on Psychology and 15 Economics) wich were divided into three groups in order to: creating professional categories of inclusion and contrast and pinting their features,the reasons of their conception, their differences, their prototypes and the degree of feature of every one on the categories. The free answers viewed through a morpho-syntatical content analysis did not show relevant differences between Psychologist and Economist. The thematic categorization shows differences between the two groups. These data (as well as those reffering to prototypes and to attribution of degrees offeaturing) were completely analysed and argued according to categorization phenomena to identification and social representation.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherwww.revistapsicologia.ufc.brpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCategorização socialpt_BR
dc.subjectPsicólogos e economistaspt_BR
dc.subjectRepresentação socialpt_BR
dc.titleO processo de categorização social: um estudo do processo através da análise de conteúdopt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrNeste estudo os autores examinaram, de forma integrada, diversos postulados concernentes ao processo de categorização social. Trinta estudantes universitários (15 de Psicologia e 15 de Economia), distribuídos ao acaso para três condições de estudo foram instados, através de instruções contidas nos instrumentos, a criar categorias profissionais de inclusão e contraste, a apontar as suas características, os motivos de suas criações, as suas diferenças, os seus protótipos e o grau de tipicidade de cada profissional categorizado. As respostas livres, submetidas à análise de conteúdo morfo-sintático, não apresentaram diferenças significativas entre psicólogos e economistas. A categorização temática revelou a utilização de temas divergentes entre os dois grupos de estudantes. Estes resultados, bem como aqueles referentes à indicação de protótipos e à atribuição do grau de tipicidade do profissional, foram analisados e discutidos de forma integrada à luz dos postulados teóricos referentes aos fenômenos de categorização, identificação e representação social.pt_BR
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