Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/10997
Tipo: | Artigo de Periódico |
Título: | Reflexões acerca do Departamento de Psicologia da UFC: perfil de professores e alunos, condições físicas, atividades acadêmicas, percepção do curso, dificuldades e perspectivas |
Autor(es): | Balbino, Vivina do Carmo Rios Lima, Cristiane Braga de |
Palavras-chave: | Departamento de psicologia da UFC;Formação do psicólogo;Dificuldades e perspectivas;Psicólogo escolar |
Data do documento: | 1994 |
Instituição/Editor/Publicador: | www.revistapsicologia.ufc.br |
Citação: | BALBINO, Vivina do Carmo Rios; LIMA, Cristiane Braga de. Reflexões acerca do Departamento de Psicologia da UFC: perfil de professores e alunos, condições físicas, atividades acadêmicas, percepção do curso, dificuldades e perspectivas. Revista de Psicologia, Fortaleza, v. 11/12, n. 1/2, p. 89-110, jan./dez. 1993/1994. |
Resumo: | A partir de uma reflexão sobre os aspectos relacionados à formação do psicólogo, da dificuldade da formulação de uma proposta curricular efetiva nos cursos que venha melhorar a qualidade da formação desses profissionais,este trabalho objetivou conhecer melhor o funcionamento do Departamento de Psicologia da Universidade Federal do Ceará, pretendendo levantar dados que possam levar a encaminhamentos práticos de melhoria do mesmo. A possibilidade de articular a atuação do psicólogo escolar no 3° grau também foi levantada. Questionários foram aplicados aos professores e alunos e abordavam dados pessoais, condições físicas, dificuldades encontradas no curso,percepção da atuação de professores pelos alunos e alunos pelos professores,visão de enfoques teóricos no curso, sugestões além de outros. Avaliando os resultados, entendemos que a pesquisa possibilitou Não só o conhecimento detalhado do curso de Psicologia da UFC, como poderá proporcionar o aprofundamento de questões relativas à melhoria do ensino de psicologia no referido curso, além de possibilidades de articular as dificuldades e atuação do psicólogo escolar. |
Abstract: | This work is a result of a thoughtful consideration about the psychologist professional formation, as well as the difficulties in suggesting an effective curricular proposal which may improve the quality of this formation. Besidles aiming to get a better understanding of how the Departament of psychology of the Federal University of Ceará works, it aims to collect data which will certainly help improve the course above mentioned. The possibility of having psychologists working in university courses was also questioned. Questionaries answered by professors and students dealt with personal data, physical conditions, difficulties faced along the course, student's evaluation of the professors' work, professors' evalualion of lhe students' performance the theoretical approach of the course, etc. The analiysis of the data enabled us not only to have a more detailed understanding of the psychology course itself, but also to provide the deepening of matters related to the improvement of the teaching of psychology at the University, besides discussing lhe difficulties found by school psychologist. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/10997 |
ISSN: | 2179-1740 (online) 0102-1222 (impresso) |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | DPSI - Artigos publicados em revistas científicas |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
1994_art_vcrbalbino.pdf | 11,16 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.