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dc.contributor.authorCARVALHO, Lilian Adeodato-
dc.contributor.authorLIMAVERDE, Maria Natércia Linard Aquino-
dc.date.accessioned2015-03-20T12:12:21Z-
dc.date.available2015-03-20T12:12:21Z-
dc.date.issued1994-
dc.identifier.citationCARVALHO, Lilian Adeodato; LIMAVERDE, Maria Natércia Linard Aquino. Psicodrama infantil: estratégias e correlações no trabalho com a criança e a família. Revista de Psicologia, Fortaleza, v.11/12, n.1/2, 1993/1994, p.77-88.pt_BR
dc.identifier.issn2179-1740 (online)-
dc.identifier.issn0102-1222 (impresso)-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/10995-
dc.description.abstractThis study tries to analyse the acting of the infant psychotherapist developed with the child, and also with the parents. It also tries to show the relationships and integrations between these two lines in order to guarantee with greater efficiency the aims of the child's therapy. This analyses is made based on several kinds of work on infant psychodrama (Ferrari (FEBRAP MAGAZINE, 7th year, 2)), Gonçalves (1988), Turbiani and Senatro (1988) and others, identified with the Morenian Theory and by the usage of the Bermudez's conception of intermediary objetc (1980, 1984) formulating alternative therapeutic strategies in function of a profesional practice here reported and by two cases in attendance. Thus, we try to make a reflection about the difficulties and alternatives of the infant psychodrama therapist, specially in the situations in which the parents (because of their particular defences), cannot take part and identify, with the kid's problem, keeping themselves out of the work centered on the parents-kid connection the way it is proposed in the therapeutic processo.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherwww.revistapsicologia.ufc.brpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPsicodrama infantilpt_BR
dc.subjectPais e criançaspt_BR
dc.subjectProcesso terapêuticopt_BR
dc.titlePsicodrama infantil: estratégias e correlações no trabalho com a criança e a famíliapt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrEste estudo procura analisar a atuação do psicoterapeuta infantil, definindo as especificidades do processo terapêutico desenvolvido com a criança, assim como os pais. Procura também mostrar as correlações e integrações entre estas duas vertentes, de forma a garantir com maior eficácia os objetivos da terapia da criança. Esta análise se faz com base nas diversas modalidades de trabalho em psicodrama infantil (Ferrari (Rev. Febrap, ano 7, nO2)), Gonçalves, (1988), Turbiani e Senatro (1988) e outros, identificadas com a teoria moreniana e pelo uso do conceito de objeto intermediário de Bermúdez (1980, 1984) formulando estratégias terapêuticas alternativas em função de uma prática profissional aqui relatada e exemplificada pelo relato de dois casos em atendimento. Nesse sentido, procura-se fazer uma reflexão das dificuldades e alternativas do trabalho do psicodramatista infantil, em especial nas situações em que os pais, por defesas particulares, não conseguem se envolver e se identificar com a problemática do filho, excluindo-se assim do trabalho centrado no vínculo pais-criança tal como é proposto no processo terapêutico.pt_BR
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