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dc.contributor.authorBalbino, Vivina do Carmo Rios-
dc.date.accessioned2015-03-16T13:52:09Z-
dc.date.available2015-03-16T13:52:09Z-
dc.date.issued1988-
dc.identifier.citationBALBINO, Vivina do Carmo Rios. Psicólogo escolar: agente de mediação no processo de mudança social? Revista de Psicologia, Fortaleza, v. 6, n.1, p. 95-109, jan./jun. 1988.pt_BR
dc.identifier.issn2179-1740 (online)-
dc.identifier.issn0102-1222 (impresso)-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/10955-
dc.description.abstractThe objective of the study was to analyze the school psychologist academic training and professional practice, from a dialectical perspective. It was the purpose of the study to point out alternative psychological practices which would be committed to the popular causes and liberation of mano It focused on the ideological dimension and historical evolution of theory and practice in psychology in general and school psychology in particular. The data were gathered through case studies and questionnaires with the objective of comprehending the universe of the school psychologists of Fortaleza, in terrns of relevant aspects related to their academic training, professional practice and world view. The results permitted a broad understanding of these aspects in the context of a class socíerv. The results were furthermore compared to those found in the literature reviewed. The conclusions indicated the need for universities, professional associations and school psychologists in general to work together toward a psychological praxis in fact committed to popular interests and democratization of education.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherhttp://www.revistapsicologia.ufc.brpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titlePsicólogo escolar: agente de mediação no processo de mudança social?pt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrAtravés deste estudo, procuramos analisar a formação e prática do psicólogo escolar, numa perspectiva dialética, objativando a busca de uma prática psicológica alternativa mais comprometida com as causas populares e com a emancipação do homem. lnicialmente, foram abordados os aspectos ideológicos subjacentes à prática psicológica de um modo geral, centrando a discussão na análise mais específica da Psicologia Escolar, no que diz respeito à gênese e evolução de sua prática nas escolas. Procurando cornpreender a situação dos psicólogos escolares em Fortaleza nesta perspectiva, fizemos uso de questionários e de estudo de caso objetivando o levantamento dos aspectos de sua formação e prática e da visão de temas relativos à Psicologia Escolar. A análise dos resultados permitiu não somente traçar o perfil do psicólogo escolar fortalezense, como possibilitou também uma compreensão maior de sua formação acadêmica e de sua prática profissional no contexto da sociedade de classes. Os dados do estudo foram comparados a outros existentes na área, onde diante dos resultados e dificuldades encontrados, concluiu-se pela necessidade da ação conjunta dos cursos de Psicologia, dos órgãos representativos da categoria profissional e dos psicólogos escolares atuantes, no sentido de fazer emergir uma prática psicológica escolar mais comprometida com os interesses populares e com a democratização do ensino.pt_BR
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