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dc.contributor.advisorMelo, Ana Amélia de Moura Cavalcante de-
dc.contributor.authorMota, Francisco Thiago de Souza-
dc.date.accessioned2015-03-13T17:17:47Z-
dc.date.available2015-03-13T17:17:47Z-
dc.date.issued2014-
dc.identifier.citationMOTA, Francisco Thiago de Souza. A literatura infantil entre a pedagogia e a arte-tensões e conceituação da produção literária para crianças nos anos 1930 e 1940. 2014. 212f. – Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação em História, Fortaleza (CE), 2014.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/10950-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherwww.teses.ufc.brpt_BR
dc.subjectLiteraturept_BR
dc.subjectChildhoodpt_BR
dc.subjectLivros para crianças - Brasilpt_BR
dc.subjectLiteratura infantojuvenil brasileirapt_BR
dc.subjectAnos 1930pt_BR
dc.subjectAnos 1940pt_BR
dc.titleA literatura infantil entre a pedagogia e a arte-tensões e conceituação da produção literária para crianças nos anos 1930 e 1940pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstract-ptbrComo um processo que se inicia nos primeiros anos do século XX e que obtém força e contornos mais definidos a partir da década de 1930, os livros escritos para crianças passam a ganhar a atenção de intelectuais e autoridades governamentais brasileiras. Assim, essa mesma literatura, entre o caráter pedagógico ou recreativo que possa conter, entra em um momento de definição de suas características e funções. Criadora de significados e parte da sociedade, a literatura infantil se configura em projeto para a formação do futuro cidadão e, ao mesmo tempo, guarda uma ou mais noções sobre o público ao qual ela é destinada: a infância. Esta pesquisa tem como objetivos identificar o processo de conceituação, formação e consolidação de uma literatura infantil brasileira nas décadas de 1930 e 1940, bem como as temáticas e questões presentes nessa literatura e destinadas a um imaginado leitor infantil. Para tal, foram analisadas as discussões do campo intelectual do momento estudado acerca da produção literária para crianças, principalmente, em periódicos cariocas e na documentação do INEP - Instituto Nacional de Estudos Pedagógicos – e da CNLI – Comissão Nacional de Literatura Infantil – do Ministério da Educação e Saúde que permaneceu ativa entre os anos de 1936 e 1939, além de parte das obras literárias destinadas às crianças dos escritores Graciliano Ramos, Érico Veríssimo, Cecília Meireles e Viriato Corrêa. Tem se chegado à conclusão da década de 1930 como um momento crucial de crescimento da produção de livros infantis e de tensão entre a existência ou não de uma literatura infantil brasileira, o que essa literatura é e o que deve ser, para que serve e os caminhos a seguir em meio a diferentes formas de manifestação dessa produção. Mais do que isso, há uma íntima relação entre o que é delineado como literatura infantil e o entendido como infância. Sendo este, assim, parte de um processo maior de modificações sobre o entendimento do que é criança e infância.pt_BR
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