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dc.contributor.advisorPaulino, Antonio George Lopes-
dc.contributor.authorAlmeida, Leonardo Oliveira de-
dc.date.accessioned2015-03-13T15:35:19Z-
dc.date.available2015-03-13T15:35:19Z-
dc.date.issued2015-
dc.identifier.citationALMEIDA, Leonardo Oliveira de. Eu sou o ogã confirmado da casa: ogãs e energias espirituais em rituais de umbanda. 2015. 184f. – Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação em Sociologia, Fortaleza (CE), 2015.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/10933-
dc.description.abstractThis paper aims to describe and interpret the magical-religious practices of ogãs, the people responsible for drumming and circulate spiritual energies, in houses of Umbanda Omolocô de Nação. The research was conducted at the Abassá de Omolu and Ilê de Iansã, located in Fortaleza, in the neighbourhood of Joaquim Távora. An anthropological approach based in readings about magic is proposed. Therefore, despite the fact that are many researches about ogãs actions and musicalities in houses of afro-Brazilian religions, this paper intends to denominate magical-religious actions as an alternative to the expression of musical actions. These actions will be focused on giras, public rituals of incorporation of spirituals entities.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherwww.teses.ufc.brpt_BR
dc.subjectMagical-religious actionspt_BR
dc.subjectRitualspt_BR
dc.subjectUmbanda – Joaquim Távora (Fortaleza-CE) – Rituaispt_BR
dc.subjectMédiuns – Joaquim Távora (Fortaleza-CE) – Usos e costumespt_BR
dc.titleEu sou o ogã confirmado da casa: ogãs e energias espirituais em rituais de umbandapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstract-ptbrEsta dissertação visa descrever e interpretar as práticas mágico-religiosas dos ogãs, as pessoas responsáveis por tocar tambores e fazer circular energias espirituais, em terreiros de umbanda omolocô de nação. A pesquisa foi realizada no Abassá de Omolu e Ilê de Iansã, terreiro situado na cidade de Fortaleza, no bairro Joaquim Távora. Proponho uma abordagem antropológica orientada em leituras sobre a magia. Por esse motivo, e ao contrário dos diversos trabalhos que abordam as práticas dos ogãs e a musicalidade em terreiros de religiões afro-brasileiras, opto pela denominação práticas mágico-religiosas como alternativa à expressão práticas musicais. Tais práticas serão aqui compreendidas tendo como foco as giras, rituais públicos de incorporação de entidades espirituais.pt_BR
dc.title.enI am the confirmed ogã of the house: ogãs and spiritual energies in Umbanda ritualspt_BR
Aparece nas coleções:PPGS - Dissertações defendidas na UFC

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