Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/10899
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorBalbino, Vivina do Carmo Rios-
dc.date.accessioned2015-03-09T15:40:07Z-
dc.date.available2015-03-09T15:40:07Z-
dc.date.issued1990-
dc.identifier.citationBALBINO, Vivina do Carmo Rios. Reflexões acerca dos estágios em psicologia escolar e relato de uma pesquisa junto aos estagiários. Revista de Psicologia, Fortaleza, v. 7/8, n. 1/2, p. 79-96, jan./dez. 1989/1990.pt_BR
dc.identifier.issn2179-1740 (online)-
dc.identifier.issn0102-1222 (impresso)-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/10899-
dc.description.abstractHaving as its basis some considerations about the theoretical/methodological assumpnons underlyng the training in psychology, with special emphasis upon the case of the school psychologist, this article reports on a survey carried out among trainees nd the schools where they served their professional training period. The aim of the survey was mainly to collect data about activities developed during the training period and difficulties faced in perfoming them. It also aimed at obtaining from the trainees and the school staffs suggestions aimed at the improvement of the training process. Through the analysis of the data the survey has provided us with a wider understanding of the working of the training in School Psychology within Universidade Federal do Ceará. The results will also enable us to discuss in greater depth some of the questions relating to the improvement of teaching in this area and to a more effective occupation of the labour market.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherwww.revistapsicologia.ufc.brpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPsicologia escolarpt_BR
dc.subjectDificuldades e sugestõespt_BR
dc.subjectFormação do psicólogopt_BR
dc.titleReflexões acerca dos estágios em psicologia escolar e relato de uma pesquisa junto aos estagiáriospt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrA partir de uma reflexão sobre os pressupostos teóricos-metodológicos subjacentes à formação do psicólogo de um modo geral e, em específico do psicólogo escolar, este artigo relata uma pesquisa realizada junto aos estagiários e às instituições escolares, onde estes desenvolveram seus trabalhos. O objetivo da pesquisa foi, sobretudo, levantar dados sobre as atividades desenvolvidas, dificuldades encontradas e sugestões, por parte dos estagiários e das instituições escolares, visando a melhoria dos estágios. Avaliando os resultados, entendemos que a pesquisa possibilitou não só um maior conhecimento dos estágios em Psicologia Escolar na Universidade Federal do Ceará, mas principalmente poderá propiciar o aprofundamento de questões relativas à melhoria do ensino nesta área e à melhor ocupação do mercado de trabalho.pt_BR
Aparece nas coleções:DPSI - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
1990_art_vcrbalbino.pdf7,93 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.