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dc.contributor.authorSOUZA FILHO, Edson Alves de-
dc.date.accessioned2015-03-09T14:00:58Z-
dc.date.available2015-03-09T14:00:58Z-
dc.date.issued1990-
dc.identifier.citationSOUZA FILHO, Edson Alves de. Representações sociais do enriquecimento entre estudantes secundaristas de três escolas de João Pessoa. Revista de Psicologia, Fortaleza, v.7/8, n.1/2, 1989/1990, p.43-51.pt_BR
dc.identifier.issn2179-1740 (online)-
dc.identifier.issn0102-1222 (impresso)-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/10896-
dc.description.abstractThe object of this study was to compare three groups of secondary students on the way of explaining enrichment. 316 Ss belonguing to three schools of João Pessoa had been studied; which 98 were from a nocturne public school (1), 121 from a private nocturn school (2) and 97 from a private day school (3). The Ss of 1 e 2 had a job and those of only was studying. Through interviews about wealth and poverty, nine explaining- factors of enrichment had been identifyed, which had been applyed of the same population in scales of importance. The Ss 013 had put the explininq factors on the following order of decreasing importance: instrument (I), Collective Action (CA), Anomic Deviation (AO), Change (C), Nature (N), Individual Action (IA), Sociability 9S), Conformity (Co) and Providence (P); as for the 1 and 2 shcools we had got Co, S, P, N, IA, C, I, AO anc CA. These results had been discurssed from the viewpoinl of the occupation of the groups on the social structure and from the way of insertion of the same groups on the psychosocial dynamic of the contemporary Brazllian society.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherwww.revistapsicologia.ufc.brpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEstudantes secundaristaspt_BR
dc.subjectEnriquecimentopt_BR
dc.subjectRepresentações sociaispt_BR
dc.titleRepresentações sociais do enriquecimento entre estudantes secundaristas de três escolas de João Pessoapt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrO objetivo deste trabalho foi comparar três grupos de estudantes secundaristas quanto ao modo de explicar o enriquecimento. Foram estudados 316 Ss de três escolas de João Pessoa; dos quais 98 pertenciam a uma escola pública noturna (1),121 a uma escola particular noturna (2) e 97 a uma escola particular diurna (3); sendo que os Ss de 1 e 2 trabalhavam e estudavam e os de 3 apenas estudavam. Por meio de entrevistas sobre os temas riqueza e pobreza, foram identificados nove fatores explicadores de "enriquecimento", os quais foram aplicados às mesmas populações em escalas de importância. Os Ss de 3 hierarquizaram os fatores explicadores na seguinte ordem decrescente de importância: Instrumento (I), Ação Coletiva (AC), Desvio Econômico (DA), Mudança (M), Natureza (N), Ação Individual (AI), Sociabilidade (S), Conformismo (C) e Providência (P); enquanto que para as escolas 1 e 2 obtivemos: C, S, P, N, AI, M, I, DA, e AC. Os resultados foram discutidos em termos de ocupação dos grupos na estrutura social, bem como dos modos de inserção dos mesmos grupos na dinâmica psicossocial da sociedade brasileira contemporânea.pt_BR
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