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dc.contributor.authorDella Cava, Ralph-
dc.date.accessioned2015-02-24T17:16:16Z-
dc.date.available2015-02-24T17:16:16Z-
dc.date.issued1975-
dc.identifier.citationDELLA CAVA, Ralph. Messianismo brasileiro e instituições nacionais: uma reavaliação de Canudos e Juazeiro. Revista de Ciências Sociais, Fortaleza, v. 6, n. 1/2, p. 121-139, 1975.pt_BR
dc.identifier.issn0041-8862 (impresso)-
dc.identifier.issn2318-4620 (online)-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/10749-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherwww.rcs.ufc.br/edicoespt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMessianismo brasileiropt_BR
dc.subjectCanudos e Juazeiropt_BR
dc.subjectMovimento popularpt_BR
dc.subjectReligiãopt_BR
dc.titleMessianismo brasileiro e instituições nacionais: uma reavaliação de Canudos e Juazeiropt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrDurante as duas últimas décadas do Império, e no decorrer da "Velha República" (1889-1930), o Nordeste brasileiro assistiu à emergência de dois movimentos populares de cunho religioso. Um foi chefiado pelo místico Antônio Conselheiro. A sua "cidade santa", com cerca de oito mil sertanejos, floresceu na localidade baiana de Canudos, de 1893 até a sua destruição, por forças federais brasileiras, em 1897. O outro, teve início em 1889, em Juazeiro, povoado rural no verdejante Vale do Cariri, na extremidade meridional do Estado do Ceará. Esta "cidade mística" e o seu líder, padre Cícero Romão Batista - sacerdote católico romano suspenso de ordens -, sobreviveram por quase meio século, apesar da hostilidade da Igreja e do Estado. Quando ele morreu, aos noventa anos de idade, em 1934, Juazeiro e os seus 35.000 habitantes constituíam o segundo maior município do Ceará. Hoje é o centro de maior população no sertão do Nordeste brasileiro. A natureza desses dois movimentos tem sido interpretada de várias maneiras. No fim do século dezenove e começo do século vinte prevaleceram pontos de vista apoiados em determinismo psicológico, racial e geográfico; hoje, no entanto, eles são considerados inadequados. A opinião acalentada de que tais movimentos resultam do "fanatismo" religioso entre os sertanejos, foi, além do mais, refutada em recente estudo pelo falecido ensaísta político,Rui Facó. Ele mostra claramente que o conceito de "fanatismo", como instrumento de análise, implica em seu próprio questionamento...pt_BR
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