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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/10737
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Menezes, Djacir | - |
dc.date.accessioned | 2015-02-24T16:46:40Z | - |
dc.date.available | 2015-02-24T16:46:40Z | - |
dc.date.issued | 1975 | - |
dc.identifier.citation | MENEZES, D. (1975) | pt_BR |
dc.identifier.issn | 0041-8862 (impresso) | - |
dc.identifier.issn | 2318-4620 (online) | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/10737 | - |
dc.description | MENEZES, Djacir. A razão impura e os enunciados tautológicos. Revista de Ciências Sociais, Fortaleza, v.6, n.1/2, 1975, p.51-64. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | www.rcs.ufc.br/edicoes | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Leis do pensamento | pt_BR |
dc.subject | Essência | pt_BR |
dc.subject | Princípio da identidade | pt_BR |
dc.subject | Leis tautológicas | pt_BR |
dc.title | A razão impura e os enunciados tautológicos | pt_BR |
dc.type | Artigo de Periódico | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | O aparecer (Schein) da essência é a "reflexão", que se traduziu nas clássicas leis fundamentais do pensamento (princípio de identidade, princípio da contradição, princípio da exclusão do meio) as quais, no final de contas, são apenas uma só: A = A. Ou, na formulação negativa: A não pode ser ao mesmo tempo A e não-A. "A essência aparece em si mesma" e assim se determina; as determinações são unidade com ela - determinações da reflexão. Ora, a primeira determinação é a unidade essencial consigo mesma, isto é, a identidade, que se exprime na proposição A =A, a saber, cada coisa é idêntica a si mesma (ou, na forma negativa, conforme se enunciou acima). Pergunta Hegel: por que só formulamos as determinações primárias da reflexão? Se enunciarmos as demais categorias que expressam determinações na esfera do Ser, teremos outras tantas proposições do mesmo tipo: tudo tem existência; tudo tem uma qualidade, uma quantidade etc. Por que? porque o "Ser determinado" possui as determinações lógicas que o predicam como tal. Não significa o kathegorein aristotélico o que se afirma do existente? afirma-se algo de algo. "Todavia - adverte Hegel - qualquer determinação do Ser implica o transitar para seu oposto; a negativa de toda determinação é tão necessária como a própria determinação". Dada uma determinação, emerge simultânea e imediatamente a outra como negativa. Assim, formuladas em proposição, ocorrerá o mesmo a qualquer delas, o que não ocorre com as determinações reflexivas. Por que? porque estas não são qualitativas: são "relações". Esclarece- nos Hegel: têm já a forma de proposições. E explica: "a proposição se distingue do juízo principalmente pelo fato de que nela o conteúdo constitui por si mesmo a relação, vale dizer, é uma relação determinada. Ao contrário, o juízo transfere o conteúdo ao predicado, como determinação universal, que existe por si, e é diferente de sua relação, isto é, da simples cópula." | pt_BR |
Aparece nas coleções: | DCSO - Artigos publicados em revistas científicas |
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