Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/10693
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Costa, Maria Silvana Alcântara | - |
dc.contributor.author | Uchôa, Crispiano Barros | - |
dc.date.accessioned | 2015-02-20T16:59:51Z | - |
dc.date.available | 2015-02-20T16:59:51Z | - |
dc.date.issued | 2014 | - |
dc.identifier.citation | UCHOA, Crispiano Barros. Utilizando vetores na resolução de problemas de geometria plana nas turmas olímpicas do ensino básico. 2014. 41 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Ceará, Centro de Ciências, Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional, Fortaleza-Ce, 2014. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/10693 | - |
dc.description.abstract | This work is a proposal of problems in plane geometry Olympic math classes in basic education approach based on the use of vectors to solve these problems. The arrays offer new tools for exploration of plane geometry and its properties. Using vectors demonstrations of the propositions of geometry become much simpler. The purpose is to introduce vectors into classes that are coming out of elementary school to high school and show the importance of vectors to solve problems of plane geometry. We will use various forms of representation of vectors and their properties in the income statement and solving geometry problems. A conceptual model is postulated and substantiated for students to have contact with these instruments. We believe that making the link between the geometric representation and the algebraic representation of a most natural way possible the study of plane geometry using vectors facilitate the learning level of the students, since meet new tools to solve problems. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Geometria plana | pt_BR |
dc.subject | Vetores | pt_BR |
dc.subject | Ensino básico | pt_BR |
dc.subject | Turma olímpica | pt_BR |
dc.title | Utilizando vetores na resolução de problemas de geometria plana nas turmas olímpicas do ensino básico | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | Este trabalho é uma proposta de abordagem de problemas de geometria plana, nas turmas olímpicas de matemática no ensino básico, tendo como base o uso de vetores para resolver esses problemas. Os vetores oferecem novas ferramentas de exploração da geometria plana e de suas propriedades. Com o uso de vetores, as demonstrações das proposições da geometria tornam-se bem mais simples. O propósito é introduzir os vetores nas turmas que estão saindo do ensino fundamental, para o ensino médio e mostrar a importância dos vetores para resolver problemas de geometria plana. Usaremos, as diversas formas de representação dos vetores e suas propriedades na demonstração, de resultados e na resolução de problemas de geometria. Um modelo conceitual será postulado e fundamentado para que os alunos tenham contato com esses instrumentais. Acreditamos que fazendo a articulação entre a representação geométrica e a representação algébrica de uma forma mais natural possível, o estudo da geometria plana como uso de vetores facilitará o nível de aprendizagem dos alunos, uma vez que conhecerá novas ferramentas para resolver problemas. | pt_BR |
dc.title.en | Using vectors in solving plane geometry problems in the olympic classes of basic education | pt_BR |
Aparece nas coleções: | PROFMAT - Dissertações defendidas na UFC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2014_dis_cbuchoa.pdf | 914,64 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.