Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/10615
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Amorese, Rubem Martins | - |
dc.date.accessioned | 2015-02-12T15:39:35Z | - |
dc.date.available | 2015-02-12T15:39:35Z | - |
dc.date.issued | 1984 | - |
dc.identifier.citation | AMORESE, Rubem Martins. Participação em classe: uma experiência a avaliar. Revista de Psicologia, Fortaleza, v. 2, n.1, 1984, p. 11-22. | pt_BR |
dc.identifier.issn | 2179-1740 (online) | - |
dc.identifier.issn | 0102-1222 (impresso) | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/10615 | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | http://www.revistapsicologia.ufc.br | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Participação em classe | pt_BR |
dc.subject | Relação professor-aluno | pt_BR |
dc.subject | Relação aluno-aluno | pt_BR |
dc.title | Participação em classe: uma experiência a avaliar | pt_BR |
dc.type | Artigo de Periódico | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | O presente trabalho é o relato de uma experiência real vivida em classe. Uma experiência de participação. Como ela aconteceu. Com seus sucessos e percalços. A intenção aqui é de apresentar aos interessados e estudiosos do tema "participação", na área da educação ou correlatas, tais como Extensão Rural e Comunicação, os resultados de uma tentativa de operacionalização de conceitos e intenções democráticas, com uma classe de nível superior sem prévias experiências com o assunto, a não ser, de um ou outro professor mais "liberal". A relevância da tentativa não estará, certamente, no rigor metodológico utilizado, porque não foi uma experiência de laboratório; o que houve foi a execução de um plano teoricamente embasado e previamente acordado entre os participantes. Sua relevância estará, talvez, na riqueza de subsídios que possa oferecer a novas tentativas; àqueles que tenham o interesse em obter de seus alunos que sejam mais donos de seu aprendizado, evitando que se repita mais uma vez o tradicional esquema do "balde" vazio que é enchido por alguém (Berlo}, ou da "educação bancária", em que o professor faz "depósitos" de saber na cabeça de seus alunos (Paulo Freire). Procurar-se-à apresentar, a seguir, o desafio, como ele se mostrava na época; as considerações teóricas que embasariam e animariam a tentativa; uma breve descrição da realidade encontrada e percebida então; um relato do processo, como foi planejado e como foi executado e considerações finais sobre a experiência, já tendo em conta o amadurecimento obtido com o próprio processo... | pt_BR |
Aparece nas coleções: | DPSI - Artigos publicados em revistas científicas |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
1984_art_rmamorese.pdf | 5,04 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.