Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/10615
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorAmorese, Rubem Martins-
dc.date.accessioned2015-02-12T15:39:35Z-
dc.date.available2015-02-12T15:39:35Z-
dc.date.issued1984-
dc.identifier.citationAMORESE, Rubem Martins. Participação em classe: uma experiência a avaliar. Revista de Psicologia, Fortaleza, v. 2, n.1, 1984, p. 11-22.pt_BR
dc.identifier.issn2179-1740 (online)-
dc.identifier.issn0102-1222 (impresso)-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/10615-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherhttp://www.revistapsicologia.ufc.brpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectParticipação em classept_BR
dc.subjectRelação professor-alunopt_BR
dc.subjectRelação aluno-alunopt_BR
dc.titleParticipação em classe: uma experiência a avaliarpt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrO presente trabalho é o relato de uma experiência real vivida em classe. Uma experiência de participação. Como ela aconteceu. Com seus sucessos e percalços. A intenção aqui é de apresentar aos interessados e estudiosos do tema "participação", na área da educação ou correlatas, tais como Extensão Rural e Comunicação, os resultados de uma tentativa de operacionalização de conceitos e intenções democráticas, com uma classe de nível superior sem prévias experiências com o assunto, a não ser, de um ou outro professor mais "liberal". A relevância da tentativa não estará, certamente, no rigor metodológico utilizado, porque não foi uma experiência de laboratório; o que houve foi a execução de um plano teoricamente embasado e previamente acordado entre os participantes. Sua relevância estará, talvez, na riqueza de subsídios que possa oferecer a novas tentativas; àqueles que tenham o interesse em obter de seus alunos que sejam mais donos de seu aprendizado, evitando que se repita mais uma vez o tradicional esquema do "balde" vazio que é enchido por alguém (Berlo}, ou da "educação bancária", em que o professor faz "depósitos" de saber na cabeça de seus alunos (Paulo Freire). Procurar-se-à apresentar, a seguir, o desafio, como ele se mostrava na época; as considerações teóricas que embasariam e animariam a tentativa; uma breve descrição da realidade encontrada e percebida então; um relato do processo, como foi planejado e como foi executado e considerações finais sobre a experiência, já tendo em conta o amadurecimento obtido com o próprio processo...pt_BR
Aparece nas coleções:DPSI - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
1984_art_rmamorese.pdf5,04 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.