Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/10605
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Crise e o futuro da família
Autor(es): Bezerra de Menezes, Maria Isolda Castelo Branco
Palavras-chave: Crise da família atual;Futuro da família;Estrutura familiar;Machismo;Feminismo
Data do documento: 1983
Instituição/Editor/Publicador: http://www.revistapsicologia.ufc.br
Citação: BEZERRA DE MENEZES, Maria Isolda Castelo Branco. Crise e o futuro da família. Revista de Psicologia, Fortaleza, v. 1, n.1, 1983, p. 83-105.
Resumo: Verifica as diferentes representações de 50 casais (25 casais em que a mulher é assalariada e 25 em que é doméstica) da classe média de Fortaleza (idade de 20 a 60 anos) sobre a crise da família atual. A crise da família atual foi analisada tendo em vista as duas vertentes explicativas: a crise social mais ampla proveniente do processo de transformação econômico-social e a crise específica de valores. Considera que não existe a "família", mas diferentes tipos de famílias nas diversas sociedades e classes sociais, portanto a análise não pode ser unilateral, levando em conta a variação universal na mudança dos padrões de comportamento intra e extra familiares. A perspectiva da crise é vista numa abordagem teórico-comparativa entre funcionalistas e marxistas. A metodologia utilizada consiste num estudo qualitativo de análise de discurso dos depoimentos dos referidos casais...
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/10605
ISSN: 2179-1740 (online)
0102-1222 (impresso)
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:DPSI - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
1983_art_micbbmenezes.pdf11,05 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.