Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/10598
Tipo: | Artigo de Periódico |
Título: | Práticas educativas de mães nordestinas e desenvolvimento da criança |
Autor(es): | Ferreira, Gláucia Maria de Menezes |
Palavras-chave: | Mãe;Criança;Práticas educativas;Desenvolvimento cognitivo da criança;Comportamento da criança |
Data do documento: | 1983 |
Instituição/Editor/Publicador: | http://www.revistapsicologia.ufc.br |
Citação: | FERREIRA, Gláucia Maria de Menezes. Práticas. educativas de mães nordestinas e desenvolvimento da criança. Revista de Psicologia, Fortaleza, v. 1, n.1, 1983, p. 123-132. |
Resumo: | Foram observados trinta e nove (39) pares de mãe-criança em situação de execução de tarefas objetivando caracterizar o estilo de ensinar da mãe, o comportamento de resolver problemas da criança e a relação entre estas duas variáveis. As mães eram representantes das classes sociais alta, média e baixa e as crianças eram do sexo feminino e tinham idade média de oito (8) anos e três (3) meses. Os resultados mostraram que as mães definiram a existência de dois tipos de estilo de ensinar, chamados no estudo, de autoritário e autorizador. As implicações do uso desses estilos são discutidas em termos do desenvolvimento cognitivo da criança. No concernente às crianças os resultados mostraram ser as crianças de classe média as que apresentaram engajamento mais efetivo na situação. Os resultados referentes ao relacionamento entre estas duas variáveis não foram conclusivos... |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/10598 |
ISSN: | 2179-1740 (online) 0102-1222 (impresso) |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | DPSI - Artigos publicados em revistas científicas |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
1983_art_gmmferreira.pdf | 4,3 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.