Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/10548
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Sobre os dois caminhos
Autor(es): Monteiro, Douglas Teixeira
Palavras-chave: Dois caminhos;Salvação;Morte e condenação;Mundo e igreja
Data do documento: 1978
Instituição/Editor/Publicador: www.rcs.ufc.br/edicoes
Citação: MONTEIRO, D. T. (1978)
Resumo: Desde as primeiras duas décadas deste século, a atividade proselitista de várias denominações protestantes, se fez uso de uma gravura cuja versão mais antiga se denominava O Caminho Largo e o Estreito. Nessa versão, bem como nas adaptações modernizadas posteriores, de um modo dramático, mas ingênuo, duas alternativas de destino são apresentadas para o homem: a salvação, ou a morte e condenação. Trata-se de expressões de um estilo militante de pregação, numa linha pietista, documentos, sem a menor dúvida, significativos para a história e a sociologia do protestantismo brasileiro. De um modo geral, com este trabalho, pretendemos colher alguns dados iniciais que permitam o levantamento de hipóteses sobre o significado atual da doutrina contida nesse exemplar da escassa iconografia evangélica brasileira. O fato de que os "dois caminhos" indicam, ao mesmo tempo, um percurso da alma em sua peregrinação, e o destino coletivo da humanidade, superpondo-se, dessa maneira, uma escatologia individual e uma escatologia coletiva, foi um motivo a mais para que fizéssemos da gravura o ponto focal de nossa investigação. Estamos interessados em obter depoimentos que - supomos - inevitavelmente, refletirão a problemática relativa à posição do cristão diante do mundo e da História. Mais especificamente, o propósito da pesquisa que estamos iniciando e de cujos resultados preliminares, fruto de um pequeno trabalho exploratório, este artigo é uma súmula, consiste em: a) investigar as origens da gravura e as condições sob as quais foi introduzida no Brasil; b) analisar a expressão gráfica das significações religiosas e éticas que apresenta; c) utilizá-la na obtenção de depoimentos capazes de lançar alguma luz sobre a concepção de tempo e de fluxo histórico, entre evangélicos de várias denominações...
Descrição: MONTEIRO, Douglas Teixeira. Sobre os dois caminhos. Revista de Ciências Sociais, Fortaleza, v.9, n.1/2, 1978, p.169-179.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/10548
ISSN: 0041-8862 (impresso)
2318-4620 (online)
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:DCSO - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
1978_art_dtmonteiro.pdf1,6 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.