Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/10545
Tipo: Artigo de Periódico
Título: A antropologia na filosofia de Kant
Autor(es): Oliveira, Manfredo Araújo de
Palavras-chave: Antropologia e filosofia;Pensamento ocidental;Reflexão;Homem
Data do documento: 1978
Instituição/Editor/Publicador: www.rcs.ufc.br/edicoes
Citação: Oliveira, M. A. (1978)
Resumo: Pode-se falar de antropologia, na filosofia de Kant, num duplo sentido: a antropologia é, em Kant, em 1º lugar, não um objeto de consideração, mas o horizonte a partir de onde e em relação a que tudo é pensado. É neste sentido que se pode dizer, com razão, que a "reviravolta coperniciana" efetuada por Kant significou a revolução antropologizante do pensamento ocidental. É, propriamente, neste nível de reflexão, que Kant responde à pergunta, que ele considera aquela que é capaz de reunir e centralizar em si todas as perguntas da filosofia, ou seja, o que é o homem. O importante é notar que é, neste nível, que se faz a verdadeira reflexão de ordem filosófica sobre o homem: é retornando, transcendentalmente, à subjetividade finita como sujeito de conhecimento e ação, que se tematiza o conjunto de condições possibilitantes do conhecimento e da ação humanos e, com isto, indiretamente, se diz o que é o homem. Mas ao lado desta reflexão transcendental sobre o homem, há, também, em Kant, uma consideração de ordem empírica (sobre o homem) e que recebeu, propriamente, o nome de Antropologia. Chamamos aqui a esta antropologia de Antropologia-objeto, para distingui-la, com clareza, do primeiro tipo de Antropologia...
Descrição: OLIVEIRA, Manfredo Araújo de. A antropologia na filosofia de Kant. Revista de Ciências Sociais, Fortaleza, v.9, n.1/2, 1978, p.127-140.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/10545
ISSN: 0041-8862 (impresso)
2318-4620 (online)
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:DCSO - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
1978_art_maoliveira.pdf1,94 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.