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dc.contributor.authorCarvalho, Rejane Maria Vasconcelos Accioly de-
dc.date.accessioned2015-02-06T10:55:46Z-
dc.date.available2015-02-06T10:55:46Z-
dc.date.issued1978-
dc.identifier.citationCarvalho, R. M. V. A. (1978)pt_BR
dc.identifier.issn0041-8862 (impresso)-
dc.identifier.issn2318-4620 (online)-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/10542-
dc.descriptionCarvalho, Rejane Maria Vasconcelos Accioly de. O positivismo de Émile Durkheim. Revista de Ciências Sociais, Fortaleza, v.9, n.1/2, 1978, p.57-82.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherwww.rcs.ufc.br/edicoespt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectTeórico e empíricopt_BR
dc.subjectÉmile Durkheimpt_BR
dc.subjectConfiabilidade e certezapt_BR
dc.subjectPositivismopt_BR
dc.titleO positivismo de Émile Durkheimpt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrA questão das implicações recíprocas entre o teórico e o empírico encontra-se na base de qualquer discussão sobre a natureza do conhecimento científico e de suas pretensões de atingir o real elucidando suas conexões e determinando suas "leis" com graus de certeza crescentes. Acreditamos encontrar nas obras de Émile Durkheim "As Regras do Método Sociológico", o "Suicídio" momentos privilegiados à análise dos aspectos mais relevantes dessa questão já que se constituem os primeiros e mais consistentes esforços de transpor uma orientação positivista já dominante no campo das ciências não humanas para o âmbito dos fenômenos sociais. Examinaremos assim os pressupostos positivistas expressos por Durkheim ao estabelecer as "regras do método sociológico" que o autor pretende se constituam os passos a serem percorridos na construção de um conhecimento objetivo do social, decorrente do registro sistemático de suas manifestações empíricas que conduziriam a "descoberta" das relações regulares ou causais subjacentes. A natureza da explicação nos termos em que é proposta seria determinada pelo objeto decorrendo necessariamente das observações acumuladas pelo sujeito. A teoria, consistindo no conjunto de leis geradas por esta atividade de registrar dados é considerada, por consequência, "produto final" e praticamente destituída das funções de orientar o próprio processo de gestação do conhecimento. Inexiste assim a concepção de uma relação dialética entre teoria e pesquisa. A crença de que o real é apreendido por observações registradas dentro dos parâmetros de controle sistemático e neutralidade do sujeito empresta ao conhecimento assim obtido caráter de confiabilidade e certeza. O próprio uso do termo lei indica nitidamente uma vocação para o absoluto, em que as relações descobertas são apresentadas como verdadeiras e necessárias...pt_BR
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