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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorZavam, Aurea Suely-
dc.contributor.authorSena, Karina Gomes de-
dc.date.accessioned2015-01-20T16:01:14Z-
dc.date.available2015-01-20T16:01:14Z-
dc.date.issued2014-
dc.identifier.citationSena, K. G.; Zavam, A. S. (2014)pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/10512-
dc.descriptionSENA, Karina Gomes de. Anúncios publicitários femininos dos séculos XX e XXI: um olhar à luz do paradigma das tradições discursivas. 2014. 202f. – Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Ceará, Departamento de Letras Vernáculas, Programa de Pós-graduação em Linguística, Fortaleza (CE), 2014.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherwww.teses.ufc.brpt_BR
dc.subjectTraditions discursivespt_BR
dc.subjectAnnoncespt_BR
dc.subjectMulheres na propaganda - Brasil – Séc. XXpt_BR
dc.subjectAnúncios em Revistas - Brasil – Séc. XXpt_BR
dc.subjectPublicidade - Brasil – Séc. XXpt_BR
dc.titleAnúncios publicitários femininos dos séculos XX e XXI: um olhar à luz do paradigma das tradições discursivaspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstract-ptbrEsta pesquisa descreve e analisa o gênero anúncio publicitário destinado ao público feminino, olhando para aspectos voltados para o texto, verbal e não verbal, bem como para as transformações pelas quais esse gênero passou ao longo do século XX, e o contrasta com exemplares também de revistas femininas deste século XXI, numa perspectiva diacrônica textual. Para tanto, se volta para a noção de transmutação proposta por Zavam (2009), baseada no conceito levantado por Bakhtin ([1929], 1997). Também utiliza o arcabouço teórico das Tradições Discursivas, sobretudo das concepções de Koch (1997) e Kabatek (2003, 2004), para a análise dos textos verbais. Para a análise da parte não verbal, adota as abordagens da Gramática do Design Visual, propostas por Kress e van Leeuwen (1996). Assim, observa a composição das tradições discursivas no gênero anúncio publicitário feminino dos séculos XX e XXI, a fim de descrever traços significativos de mudança ou permanência. Quando se afirma que o objetivo parte da ideia de verificar os traços de permanência e de mudança no gênero que será estudado, pretende-se dizer que também há traços de mudança e de permanência no funcionamento da língua. Os efeitos produzidos em alguns anúncios femininos fazem que o destinatário seja parte integrante da construção do sentido que o texto publicitário deseja alcançar. O trabalho com gêneros discursivos possibilita a aproximação direta com a linguagem e suas mais variadas formas de interação, além de permitir a compreensão do sistema linguístico e o contato com a variação da língua. A análise revelou que houve tanto transmutação interna quanto transmutação externa no gênero anúncio e, também, que o contexto sócio-histórico contribuiu para a mudança e a permanência de alguns elementos linguísticos, os quais foram considerados como tradições discursivas do gênero anúncio publicitário. Também se constatou que, principalmente no século XXI, o texto não verbal passou a ganhar espaço nos anúncios publicitários. Dessa forma, o texto verbal começou a diminuir e perder espaço dentro do gênero anúncio. Acredita-se que esta pesquisa seja uma contribuição em meio a alguns questionamentos, os quais também servirão de semente para pesquisas vindouras.pt_BR
Aparece nas coleções:PPGL - Dissertações defendidas na UFC

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