Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/10447
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Rêgo, Bianca Ferreira Mousinho | - |
dc.contributor.author | Lima, Camila Araújo Florêncio de | - |
dc.contributor.author | Fernandes, Maria Isabel da Conceição Dias | - |
dc.contributor.author | Saldanha, Elisandra de Araújo | - |
dc.contributor.author | Lira, Ana Luisa Brandão de Carvalho | - |
dc.contributor.author | Vitor, Allyne Fortes | - |
dc.date.accessioned | 2015-01-15T14:19:17Z | - |
dc.date.available | 2015-01-15T14:19:17Z | - |
dc.date.issued | 2014-11 | - |
dc.identifier.citation | RÊGO, B. F. M. et al. Educational steps adopted in post-operative period of prostatectomy : an integrative review. Revista de Enfermagem UFPE, Recife, v. 8(suppl.), n. 11, p. 4122-30, nov., 2014. | pt_BR |
dc.identifier.issn | 1981-8963 On line | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/10447 | - |
dc.description.abstract | Objectives: identifying the educational steps used in patients in the postoperative prostatectomy and establishing a relationship between these measures and the Letters of Health Promotion. Method: an integrative review, with a view to answering the question << What educational measures were adopted in the postoperative period of prostatectomy? It searched at the bases SciVerse Scopus, Cumulative Index to Nursing and Allied Health Literature, Medical Publications, Latin American and Caribbean Literature of Health Sciences and The Cochrane Library, between October and November 2012. For the analysis it was used a validated instrument for filing, it was built table and a figure. Results: main educational measures: delivery of educational material, psychosocial and physiological care, support groups, and particular orientation and training. The Ottawa Charter and the Declaration of Santafe were related to all measures. Conclusion: employing the principles of promoting health coadunated with educational measures is important for self-care. | pt_BR |
dc.language.iso | en | pt_BR |
dc.publisher | Revista de Enfermagem UFPE On Line | pt_BR |
dc.subject | Educação em Saúde | pt_BR |
dc.subject | Prostatectomia | pt_BR |
dc.subject | Cuidados Pós-Operatórios. | pt_BR |
dc.title | Educational steps adopted in post-operative period of prostatectomy : an integrative review | pt_BR |
dc.type | Artigo de Periódico | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | Objetivos: identificar as medidas educacionais utilizadas em pacientes no pós-operatório de prostatectomia e estabelecer relação entre estas medidas e as Cartas de Promoção à Saúde. Método: revisão integrativa, com vistas a responder a questão << Quais as medidas educativas adotadas no período de pós-operatório de prostatectomia? >> Buscou-se nas bases SciVerse Scopus, Cumulative Index to Nursing and Allied Health Literature, Publicações Médicas, Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde e The Cochrane Library, entre outubro e novembro de 2012. Para a análise, utilizou-se um instrumento validado e para a apresentação, construiu-se tabela e uma figura. Resultados: principais medidas educativas: entrega de material educativo, atenção psicossocial e fisiológica, grupos de apoio e, principalmente, orientação e capacitação. A Carta de Otawa e a Declaração de Santafé estiveram relacionadas com todas as medidas. Conclusão: empregar os princípios da promoçaõ da saúde coadunadas com as medidas educativas é importante para o autocuidado. | pt_BR |
dc.description.abstract-es | Objetivos: identificar las medidas educativas utilizadas en pacientes en el postoperatorio de la prostatectomía y establecer relaciones entre estas medidas y las Cartas de Promoción de la Salud. Método: una revisión integradora, con el fin de responder a la pregunta << ¿Cuáles las medidas educativas adoptadas en período postoperatorio de prostatectomía? Se buscó en las bases SciVerse Scopus, Cumulative Index to Nursing and Allied Health Literature, Publicaciones Médicas, Literatura Latinoamericana y del Caribe en Ciencias de la Salud y The Cochrane Library, entre octubre y noviembre de 2012. Para el análisis utilizó se un instrumento validado para la presentación, se construyó la tabla y una figura. Resultados: principales medidas educativas: la entrega de material educativo, atención fisiológica y psicosocial, grupos de apoyo, y en particular la orientación y la formación. La Carta de Ottawa y la Declaración de Santafé estaban relacionadas con todas las medidas. Conclusión: emplear los principios de promoción de la salud coadunadas con medidas educativas es importante para el auto-cuidado. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | DENF - Artigos publicados em revistas científicas |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2014_art_albclira.pdf | 497,89 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.